17.9 C
Francisco Beltrão
sábado, 21 de junho de 2025

Edição 8.230

21/06/2025

Detran instala Banca Itinerante, atendendo orientação do Governo do Estado, que quer a autarquia mais próxima da população do PR

Maor Prolo Lorenzetti, Paulo Schmitz (chefe da 30ª Ciretran), Larson Orlando, Valmir Moreschi, prefeito Paulo Jair Pilati, Jocimar Moreira, Maíra Rosa Prolo Romani e Magda Prolo. Foto: Nereu Miserski/JdeB.

Por Rodrigo Accorsi – Por determinação do governador Ratinho Júnior (PSD), o Departamento de Trânsito do Paraná instalou, em outubro, uma Banca Itinerante da autarquia em Marmeleiro. É a 56ª Banca no Estado.

A medida traz benefícios aos moradores locais e também aos moradores dos municípios próximos, como Renascença e Flor da Serra do Sul, para fazer seus exames práticos, para qualquer categoria. As pistas utilizadas para as provas de baliza e de motocicleta serão as do Centro de Formação de Condutores (CFC) Magda Prolo.

Benefício
Valmir Moreschi, coordenador das unidades operacionais do Detran, diz que agora a população regional será beneficiada: “Há algum tempo recebemos a determinação do governador pra levar os serviços do Detran o mais próximo possível da população, especialmente dos municípios pequenos e que não contam com esse serviço. Por isso implantamos essa Banca Itinerante do Detran aqui em Marmeleiro”, reforçou Valmir.

Todas as categorias
As pessoas que fariam suas provas práticas na 30ª Ciretran, em Francisco Beltrão, agora não precisam mais sair do município para tal. “Todos podem fazer suas provas aqui, onde aprenderam a dirigir carros ou pilotar motocicleta. É mais comodidade, conforto e segurança, além da tranquilidade”, diz Valmir. Conforme a demanda, o Detran disponibiliza um funcionário para a realização dos exames. Todas as categorias são contempladas.

“Hoje a tecnologia nos traz esse conforto. São vários serviços que o Detran proporciona por meio dos aplicativos. Quem precisa renovar a carteira, fazer segunda via, tirar certidões, é só entrar nos aplicativos ou no site do Detran e você tem lá o serviço. Sem sair de casa você consegue fazer tudo isso. Falando em tecnologia, sempre traremos ajuda a aquelas pessoas que têm um pouco mais de dificuldade. Isso é um ganho para Marmeleiro e para todos”, destacou Valmir.

- Publicidade -

Dificuldade em Beltrão
O prefeito Paulo Pilati (MDB) diz que está muito satisfeito com a instalação da Banca Itinerante em Marmeleiro e que isso vai fazer com que os serviços do Detran tenham mais celeridade. “O aluno faz suas aulas aqui e no dia do exame não precisa ir a Beltrão. Com isso sente-se mais seguro e o índice de aprovação também deve ser maior.”

Desde 1990 Pilati trabalha como despachante de trânsito no município e ao final do seu mandato, em 31 de dezembro, deve reassumir suas atividades. “Solicitei ao Detran em 2020 a suspensão da minha portaria, quando assumi a Prefeitura, e agora vou reativar pra retomar minhas atividades no escritório. Tenho cliente de 35 anos, sinal que o serviço é bem prestado”, diz o prefeito.

Economia de tempo
A partir deste momento todas as pessoas que buscam pela sua CNH em Marmeleiro e nos municípios adjacentes podem fazê-lo por meio da Banca Itinerante. Além de desafogar o pátio da 30ª Ciretran, de Francisco Beltrão, isso faz com que as pessoas não percam a prova por atrasos em função do deslocamento, conforme fala Maíra Prolo Romani, diretora de Ensino do CFC Magda Prolo. “Sabemos que muitas vezes tem algum acidente na rodovia ou o trânsito está sendo reformado nas pistas das rodovias e isso acaba atrasando a pessoa para os exames. São 30 ou 40 minutos que se perdem para ir a Francisco Beltrão. E os exames não podem ter atraso”, reforça Maíra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques