
Neste sábado, 10 de maio a Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco vai realizar uma ação na praça Presidente Vargas, das 9h às 12h, de alerta aos perigos da automedicação. Alusivo ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, celebrado em 5 de maio, o evento quer chamar a atenção da população sobre a necessidade da utilização correta dos fármacos.
Seguindo orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para não correr riscos, deve-se evitar tomar medicamentos sem orientação de um profissional de saúde, não tomar medicamentos vencidos, nem utilizar nenhum indicado para tratar outras pessoas.
Também é um risco comprar medicamentos em locais que não sejam as farmácias ou drogarias. Não comprar medicamentos com embalagens amassadas, lacres rompidos, rótulos que soltam facilmente ou estejam apagados e borrados.
A coordenadora da Central de Abastecimento da Saúde (CAS), Zeliane Lovatel, destacou que além das orientações sobre o uso racional dos medicamentos, a ação de sábado (10) na praça vai contar com espaço de coletas de medicamentos vencidos ou em desuso, para o descarte correto, testes de glicemia e aferição da pressão arterial.
O Ministério da Saúde adverte que a automedicação traz riscos à saúde, pois a ingestão de substâncias de forma inadequada pode causar reações como dependência, intoxicação e até a morte.
Fique atento
– Segurança no uso: caso se sinta mal ou suspeite de reações adversas a medicamentos, procure auxílio de um médico, farmacêutico ou da equipe de saúde;
– Evite a automedicação: não utilize medicamentos por conta própria ou sem indicação de um profissional de saúde, pode ser perigoso;
– Utilização correta: use seus medicamentos na dose prescrita, nos horários corretos, pelo tempo indicado e da forma adequada;
– Descarte e armazenamento adequados: descarte os medicamentos em coletores próprios, não utilize remédios vencidos, evite guardar em lugares quentes e úmidos;
– Esclareça suas dúvidas: não fique com dúvidas sobre como utilizar seus medicamentos, procure sempre ajuda do médico, do farmacêutico ou da equipe de saúde.
Sábado é o dia D de multivacinação
Mas a ênfase é a imunização da gripe para grupos prioritários
Neste sábado, 10, acontece o dia D de multivacinação com ênfase na imunização da gripe para grupos prioritários. A população terá a oportunidade de se vacinar contra a influenza e outras doenças nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros, na Sala de Vacinas Central e na praça Presidente Vargas, das 8h às 16h. A ação faz parte da mobilização nacional e além da imunização contra a gripe, visa a atualização da caderneta vacinal. Em Pato Branco, conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde, desde o início da campanha (1º de abril) até esta terça-feira (6 de maio), dados do SUS apontam que a cobertura vacinal entre crianças, idosos e gestantes é de 29,16%. A meta, de acordo com a enfermeira Luciane Bergamin, é de 90%.
Calendário
Neste ano, a vacinação contra a Influenza passou a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos, idosos com 60 anos e mais, e gestantes. Assim, ficará disponível de forma permanente ao longo do ano para esses públicos, nas Unidades de Saúde e Sala Central.
Já para os demais grupos prioritários, a vacinação ocorre durante a campanha, de forma sazonal, que inclui trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade, pessoas com doenças crônicas ou deficiências, dentre outros.
As vacinas influenza trivalentes utilizadas neste ano deverão apresentar três tipos de cepas de vírus em combinação: A/Victoria (H1N1), A/Croatia (H3N2) e B/Austria (B/linhagem Victoria). Cada frasco contém 10 doses de 0,5ml e pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e com outros medicamentos.
Serviço
Dia D de Multivacinação
Dia: 10 de maio (Sábado)
Horário: das 8h às 16h
Locais: Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Sala de Vacinas Central e praça Presidente Vargas
Para se vacinar é preciso ter em mãos a Caderneta de Vacinação e um documento de identificação pessoal.