8.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Em Dois Vizinhos já tem 83 casos de dengue

Equipes de agentes comunitários de saúde e vigilância sanitária estão realizando diversas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Agentes de saúde e a vigilância sanitária estão fazendo várias ações de combate. Foto: Assessoria.

Por Alexandre Bággio – Durante participação no Programa Sete e Meia de ontem, o prefeito de Dois Vizinhos, Carlinhos Turatto (PP), falou sobre o aumento no índice de infestação do mosquito Aedes aegypti e a escalada de casos da doença no município. “Estou preocupado e vou ser sincero: Enfrentamos uma pandemia muito forte de coronavírus e agora temos aí, foram notificados 179 pessoas com sintomas de dengue, sendo que tivemos 83 casos já confirmados, escaparam 60 e poucos e aguardamos ainda alguns resultados. Eu sou só gerente do município e a vida de cada um é de responsabilidade de vocês. É necessário ser responsável. Não dá para tornar o pátio das casas um lugar onde se joga tudo. Como Poder Público, vamos fazer mutirão de limpeza. Estou chamando a população, mas vejo que tem pessoas que vamos precisar conversar de outra forma. As pessoas jogam os lixos para fora, em cima do passeio, como se o município fosse responsável por tudo. Vamos ter multas para os responsáveis. Daqui a pouco vamos ter dengue hemorrágica e o povo vai vir chorando, lamentando para o prefeito sem saber o que fazer, mas todo mundo tem que ajudar a limpar. Queremos uma cidade limpa, bonita, aconchegante e a comunidade precisa ajudar, precisa atender as agentes de saúde, que não deixem água parada e vamos fazer de tudo para melhorar Dois Vizinhos.”

- Publicidade -

A Prefeitura está realizando várias ações para tentar diminuir o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya. Arrastões de limpeza são realizados nas quartas e quintas-feiras, pela manhã, recolhendo itens que possam acumular água. Nos mesmos dias, porém à tarde, está sendo realizada uma coleta de pneus no Parque de Exposições.

Recentemente, a vigilância e o Departamento de Trânsito (Deptran-DV) fizeram uma fiscalização em veículos em situação de abandono ou descarte nas ruas da cidade. Os proprietários foram notificados para remoção dos mesmos dentro de cinco dias. Em alguns destes automóveis foram encontradas larvas do mosquito. “Ficamos felizes com o resultado. Nosso objetivo era visualizar os carros que estavam em vias públicas e que, possivelmente, poderiam ser um criadouro de mosquito. Achamos vários carros com larvas, com depósito de água e as medidas cabíveis foram tomadas. Os proprietários foram notificados e vão ter um prazo para retirar os carros, de cinco dias. Após isso, os veículos podem ser multados ou guinchados”, explicou Maria Luiza Winharski, diretora da Vigilância em Saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques