
Da assessoria – As estradas rurais de Vitorino são responsáveis pelo escoamento da produção agrícola do munícipio. Por isso, a administração está atenta para a condição destas vias. Nas últimas semanas a comunidade Vila Maria e a ligação do acesso a São Lourenço do Oeste tiveram suas estradas cascalhadas por mais de dez quilômetros, inclusive em estradas secundárias como acessos de propriedades, que a partir de agora garantirão a trafegabilidade.
Para o prefeito Marciano Vottri, o município possui uma vocação agrícola e depende da logística permanente de insumos nas propriedades. “O trabalho de conservação depende de alguns fatores, quer seja condições de clima, de equipe e de máquinas. Então, nosso trabalho nos últimos meses tem sido um desafio para manter estradas de qualidade. Por isso, nossa equipe trabalha intensamente e os resultados têm aparecido.”
Nos últimos 30 dias a Prefeitura de Vitorino licitou a compra de três equipamentos para reforçar o quadro da Secretaria de Agricultura. Uma escavadeira elétrica, um rolo compactador e um caminhão basculante. Ambos em fase de contrato e com objetivo de acelerar os trabalhos no interior.
Conforme o vice-prefeito e secretário de Agricultura Márcio Tibes, neste momento: “Estamos fazendo retoque por conta da chuva que estragou muitas vias. Nossas máquinas estão nas comunidades Caravaggio, Alto Caçador, Caçador, Fartura e Santo Antônio desobstruindo as valetas que a água trancou com terra e pedra. Onde a água estragou o meio das estradas, estamos cascalhando novamente e se necessário remontaremos as vias com a patrola”.
A manutenção das estradas avariadas pela chuva levará, segundo o secretário, “de 15 a 20 dias dependendo das condições climáticas”.
Após a realização dos retoques por conta da chuva, as obras de cascalhamento seguem o cronograma, retornando na comunidade do São Brás onde o serviço foi iniciado, e seguindo para as demais localidades do interior vitorinense, como Santo Antônio, Caçador e Fartura.