
Por Luana Borba – As comemorações pelo Dia da Mulher tiveram início nesta quinta-feira, dia 6, em Pato Branco. O evento Flor do Campo, promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura, com a parceria do Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Seab, Faep, IDR, Senar e Coopertradição teve a participação de 370 mulheres das comunidades rurais de Pato Branco.
O evento, que foi prestigiado por vereadores e secretários municipais, contou também com a presença dos deputados estaduais Luis Corti (PSB), Gugu Bueno (PSD), Adão Litro (PSD) e Tadeu Veneri (PT), e da secretária de Estado da Mulher,da Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná, Leandre Dal Ponte.
Durante a manhã, as participantes assistiram palestras sobre o uso da tecnologia nas propriedades e sobre a importância da mulher no campo, tanto na sucessão quanto no domínio da propriedade.
Neli Danieli Vasata, moradora do Passo da Ilha, conta que gostou muito do encontro. “Foi muito bom, muito bonito e as aulas bem aproveitadas. Eu adoro essa possibilidade de ver essa mulherada, de reunir todo mundo. A gente faz uma festa porque, às vezes, a gente mora longe e não consegue se visitar”, conta.
No período da tarde, com apoio da Secretaria de Saúde e do curso de enfermagem da Unidep, foram realizadas atividades na área de saúde. As participantes puderam realizar aferição de pressão arterial e glicemia, auriculoterapia, receberam orientação nutricional e de cuidados odontológicos, solicitaram mamografia e agendaram exames preventivos de câncer de colo de útero. De acordo com a coordenadora das Equipes de Saúde da Família, Amanda Borba Baldissera, no evento foram realizados 204 testes rápidos e agendadas 42 mamografias.
O secretário municipal de Agricultura, Edson Silveira, acredita que o evento cumpriu seu papel. “A gente obteve pleno sucesso. Chegamos a 370 participantes. Queremos fazer desse encontro um evento anual para a valorização da mulher, do trabalho e para o fortalecimento da atividade da mulher no meio rural.”