
Por Beto Rossatti – O Parque de Exposições de Mariópolis será um dos lugares mais visitados no Sudoeste até domingo. A Festa da Uva é o maior evento da agricultura familiar de Mariópolis e acontece junto com a festa do padroeiro São Francisco de Sales, celebrando a cultura da uva e a produção de vinhos na região. Com uma história que remonta à década de 40, a festa se consolidou como um importante atrativo turístico, atraindo milhares de visitantes a cada edição.
O cultivo de parreiras e a fabricação de vinhos coloniais chegaram a Mariópolis por meio de colonizadores italianos vindos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Festa existe desde 1991
Desde a criação da festa, em 1991, o evento busca valorizar a produção local, melhorar a qualidade das uvas e dos vinhedos, além de manter vivas as tradições religiosas ligadas à cultura da uva.
A cidade, conhecida como “Terra da Uva”, produz cerca de 1.200 toneladas da fruta anualmente, impulsionando a economia local e oferecendo aos turistas a oportunidade de conhecer o processo artesanal de produção de vinhos e sucos.
Mais de R$ 1 milhão
O prefeito de Mariópolis, Mário Paulek (PL), lembra que a festa movimenta a economia local e é um dos mais importantes eventos do município.
A festa deverá injetar mais de R$ 1 milhão na economia local nos quatro dias do evento com shows, exposição e gastronomia, além da venda da uva e produtos oriundos da agricultura familiar.
A CCO da festa estima que os produtores deverão vender 60 toneladas de uvas in natura e também processadas na forma de vinho doce, bebida muito apreciada pelos consumidores que vistam Mariópolis neste período de safra.
Volta é celebrada pela comunidade
Nos últimos anos, a Festa da Uva enfrentou alguns contratempos. Em 2022, devido à pandemia de covid, a organização optou por realizar apenas uma feira ao lado da BR-280, com foco na venda de uva in natura.
Em 2024, a festa foi cancelada após uma reunião entre viticultores e a Comissão Central Organizadora (CCO).
Os motivos específicos para o cancelamento não foram amplamente divulgados, mas a decisão foi comunicada pela Prefeitura de Mariópolis, que manteve a programação das celebrações em honra a São Francisco de Sales, padroeiro do município.
Confira a programação de hoje:
- 10h – Abertura dos portões
- 20h – Jantar Típico: Ovelha Enfarinhada
- 21h30 – Abertura Oficial e Rodeio Country – Equipe Cesar Paraná
- Show com Traia Véia
- Após o show: DJ Boochi
Shows, rodeio e Feira da Indústria e Comércio
Por Beto Rossatti – A Festa da Uva de Mariópolis é um evento que celebra a tradição, a cultura e a produção local. Após alguns anos com edições reduzidas ou canceladas, a expectativa para 2025 é de um grande retorno, com uma programação completa e a presença de milhares de visitantes. A programação com acesso gratuito ao parque, shows e rodeio, começa hoje e termina domingo devendo atrair cerca de 45 mil visitantes, segundo estimativas da organização. O evento geralmente oferece uma programação diversificada, com os visitantes podendo apreciar a variedade de uvas produzidas na região e degustar vinhos, sucos e outros produtos artesanais.
Também haverá espaço para empresas locais e regionais divulgarem seus produtos e serviços. Atrações musicais e artísticas vão animar o público. Hoje a abertura fica por conta de Adson e Alana, a partir das 23 horas. A culinária local, com destaque para pratos como a Ovelha Enfarinhada, é um dos atrativos da festa e já esgotou os ingressos para a noite de hoje, quando haverá o show com Traia Véia.
Amanhã o show será com Clayton e Romário, além das atrações do Rodeio todos os dias. Haverá ainda missas e outras atividades em honra a São Francisco de Sales.
Domingo tem cicloturismo e 1º desafio MTB Terra da Uva
Mariópolis tem se destacado por combinar duas paixões: o cicloturismo e a tradicional Festa da Uva.
Serão dois momentos voltados para o ciclismo, o 1º Desafio MTB Terra da Uva – 1ª Etapa Copa Oeste de MTB 2025, e o passeio de cicloturismo, que vai movimentar Mariópolis durante a tradicional Festa da Uva este ano.
A competição e o passeio serão realizados na manhã de domingo, último dia da festa.