23.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Festa de Integração dos Padroeiros revive a tradição em Eneas Marques

Ao passar na avenida, veículos foram abençoados. Foto: Flávio Pedron/JdeB.

JdeB – A 26ª Festa de Integração dos Padroeiros, da Paróquia São José, de Eneas Marques, teve dois momentos bonitos. Realizada no último domingo, 7, a festa foi aberta pela manhã com uma procissão e bênção de cavaleiros, motos, caminhões, carros e máquinas agrícolas. A edição deste ano foi maior que a realizada no ano passado. Na abertura da procissão, na Avenida Joaquim Bonetti, uma carroça puxada por uma junta de bois levou a imagem de São José e o padre João Ferreira, de Santa Izabel do Oeste.

Ele foi o criador da festa dos padroeiros na década de 1990. A junta de bois lembrou os anos de colonização do município, quando não havia máquinas para os trabalhos no campo. Na sequência, os líderes das comunidades do interior desfilaram com máquinas e veículos, trazendo as imagens dos padroeiros das capelas que foram colocadas no altar, durante a missa festiva na Igreja Matriz. O padre Ulisses Oliveira Silva, pároco de Eneas Marques, e ministros auxiliares deram a bênção de São José às comitivas do interior, nos veículos, motociclistas, máquinas agrícolas e cavaleiros. Neste ano, a promoção reuniu mais pessoas que no ano passado. Foram comercializados quase três mil quilos de carnes bovina, suína e de frango.

No centro comunitário a movimentação foi intensa durante todo o dia. Pela manhã, na cozinha, a equipe de mulheres preparou as saladas, maionese e demais acompanhamentos. Nas churrasqueiras, uma equipe de homens assou os pedaços de carne bovina e suína.

- Publicidade -

A missa festiva foi celebrada às 10 horas na Igreja Matriz. Padre Ulisses comentou que “a comunidade de Eneas Marques, mais uma vez está em festa, comemorando São José e São José Trabalhador, agradecemos a toda população de Eneas Marques, aos colaboradores da festa, aos festeiros, todos nós que estamos festejando com São José. Hoje é um dia de ação de graças, pelo trabalho de cada um desta comunidade, da paróquia, dos trabalhadores rurais e da cidade. estamos aqui pra nos alegrar”.

Encontro da comunidade

O sacerdote destacou o domingo de sol, que propiciou o encontro da comunidade e também lembrou do padre João Ferreira, que foi o criador da festa de integração dos padroeiros, que veio prestigiar a edição de 2023. Padre João, depois de desembarcar da carroça, foi cumprimentar as pessoas e disse estar agradecido pelas lideranças locais terem mantido esta confraternização.

Adalto Rodrigues, coordenador da equipe de assadores de carne, disse que os trabalhos haviam começado três dias antes. Foram destinadas equipes para assar as carnes de frango, suíno e bovino. Na carne bovina teve equipes distintas para assar alcatra e costela. “Hoje estamos assando de 2.800 a 2.900 quilos, contando carnes de frango, porco e carne”, disse o coordenador.

Ele disse que a quantidade de carne assada neste ano foi 40% superior em relação à festa de 2022. “A procura foi boa, o pessoal se interagiu mais, veio de dois anos da pandemia trancado, agora um novo momento com a família, podendo participar de momentos mais livres e abertos. Isso faz com que todos venham participar”, comentou Adalto.

As pessoas e grupos de empresas e famílias puderam almoçar no centro comunitário e na tenda gigante montada em frente à Igreja Matriz. À tarde, teve leilão de gado e ovelhas, com vários lotes vendidos, desfile de boneca viva, sorteio de prêmios e a apresentação do grupo Show de Cristal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques