
O recorrente alagamento em diversos pontos da cidade de Pato Branco, como os registrados no dia 19 de abril e na quarta-feira desta semana, fizeram com que o prefeito Géri Dutra convocasse a imprensa para uma entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira, dia 22.
Com a presença dos secretários de meio ambiente, Vicente Lucio Michaliszyn, de engenharia e obras, Osmar Braun Sobrinho, de planejamento urbano, Emerson Michelin, de assistência social, Paulo Ricardo De Souza Centenaro e de agricultura, Edson Roberto Silveira, o prefeito anunciou o esforço conjunto das secretarias para a realização de diversas medidas no combate ao problema a curto, médio e longo prazo.
“Nossa população está cansada disso e nós precisamos dar essa resposta. Essa reunião emergencial é para anunciar algumas intervenções, para que possamos minimizar esses efeitos que estamos tendo”, destacou Géri.
Algumas das medidas anunciadas foram: a intensificação da limpeza de galerias e córregos, a solicitação para que a Sanepar reveja as tubulações pluviais na área urbana do município, a exigência do cumprimento da Lei de Preservação de Solos na área rural de Pato Branco, principalmente em propriedades próximas à área urbana, a contratação emergencial de estudos para a elaboração de um plano de contenção de cheias, a exigência de construção de pequenas bacias de contenção em novos loteamentos, a criação do Departamento de Defesa Civil, criação de um programa habitacional com 99 casas para realocação de famílias que ocupam áreas em situação de risco e o início do trabalho de rearranjo das tubulações no cruzamento das ruas Itabira com a Tapajós, que será feito em parceria com a Associação Comercial.
“A medida mais demorada, e que é muito necessária, é a revisão da bacia de contenção do Bonato. Infelizmente ela não está cumprindo com o seu objetivo. Ela precisa ser revista. Conversamos com especialistas e vamos contratar um engenheiro de barragens para que o projeto seja revisto e ocorra essa intervenção. A gente sabe que a região que mais tem sofrido com estes alagamentos é a região da baixada”, finaliza o prefeito.