24.7 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Há cinco anos Alaor Cristiani montou seus primeiros apiários em Marmeleiro

Por mais de 20 anos ele trabalhou com aviários de perus e mudou de atividade.


Mel Mani, envasado no interior de Marmeleiro. Foto: Divulgação.

Por Rodrigo Accorsi – Alaor Francisco Cristiani, 62 anos, é morador da comunidade do Rio Quibebe, em Marmeleiro, e por mais de 20 anos trabalhou com aviários de peru. Em 2019 a empresa parou com a produção das aves na região e ele, que já produzia mel em algumas poucas colmeias apenas para o seu consumo, resolveu que era hora de profissionalizar o negócio. “Quando a empresa parou com as aves na região, veio a preocupação e a necessidade de outra atividade para trabalhar, então decidi trabalhar com abelhas. Fiz alguns cursos, comecei as primeiras capturas de enxames e montei os primeiros apiários.”

Produção e época
Ele tem sua agroindústria na comunidade do Rio Quibebe; conta hoje com 415 colmeias de abelhas apis e 180 colmeias de abelhas sem ferrão. A produção das apis varia de oito a 10 toneladas de mel por ano, enquanto que a produção das abelhas sem ferrão pode chegar às 200 toneladas. A produção de mel na região acontece na primavera, de acordo com Alaor.

“Até acontece produção no mês de abril onde tem plantação de eucalipto, que dá uma florada mais tarde. A variação da produtividade varia muito de acordo com o clima. Nesse ano, por exemplo, produziu pouco mel na primavera porque foi muita chuva”.

- Publicidade -

Mercado
Para produzir um mel de qualidade, Alaor conta que é preciso o manejo adequado, muita higiene e muito cuidado durante todo o processo produtivo. Quanto às perspectivas de mercado, ele projeta como promissor e tem a pers-pectiva de aumentar sua produção.

“As variações climáticas, principalmente a chuva, que faz com que a produção fique prejudicada”. Alaor é pai da arquiteta Marianne, 34 anos, que mora em Florianópolis (SC) e do engenheiro mecânico Marcelo, 26 anos, que mora em São Miguel do Oeste (SC). Atualmente ele vive com Eva Rodrigues, 61 anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques