17.3 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 19 de junho de 2025

Edição 8.229

20/06/2025

42 ANOS DE HISTÓRIA

Histórico da Capela N. S da Imaculada Conceição vem dos anos 80

Igreja Nossa Senhora da Conceição, do Bairro Alvorada. Sua fundação é comemorada em 8 de dezembro, e a festa acontece no mesmo dia. Foto: Nereu Miserski.

Em dezembro de 1982, a comunidade de Marmeleiro foi dividida em setores, ficando a coordenação do setor 13 a cargo de Severina Loss e Marcolina Dassi, abrangendo todo o Bairro Alvorada. Nesse mesmo ano foi realizada a primeira Novena de Natal nas casas do bairro, sendo encerrada com missa presidida pelo padre Dirk, no Restaurante Arisi. Desde 1979, a catequese era realizada no bairro, através da catequista Iraci Perin. As primeiras aulas de catequese eram no Colégio Dom Pedro I.

Em 1983, assumiu a coordenação do setor 13 o casal Antônio e Lides Arisi, passando, a partir desse ano, a ter missas mensais, no Colégio Dom Pedro I. Nesse mesmo ano, a igreja matriz passou a incentivar a criação de capelas nos bairros e também começaram as visitas das duas capelinhas às famílias, através das primeiras coordenadoras, dona Irma Giacomet e dona Julieta Soligo.

Em 7 de outubro de 1984, em reunião com o padre Dirk, e com o casal coordenador, criou-se uma comissão provisória para providenciar um local para iniciar a comunidade católica. Foi formada pelos senhores Antônio Arisi, Olderige Ghizzi, Pedro Paulo Arisi, Sérgio Ghizzi, João Maria Alves Rodrigues e Artur Cardoso.

Após várias conversas foi definido o local, com a autorização do senhor Arlindo Mateus de Oliveira, o popular Doca Bernardino. Um grupo de 56 pessoas da comunidade fez a limpeza do bosque, onde havia muito caraguatá, sendo que os mesmos eram retirados e queimados verdes pelo senhor João Maria Alves Rodrigues. E então foi realizada a primeira festa no bosque, na copa do campo, que já existia na frente do terreno, na época este também cedido pela família de Vergílio Leal.

A festa, ainda em 1984, teve um bom lucro, e logo após Antônio Arisi e Olderige Ghizzi adquiriram o terreno coligado ao campo, a um bom preço e com boas condições para a comunidade e já com a indicação da padroeira Nossa Senhora Imaculada Conceição, pelo vendedor senhor Doca Bernardino. Em 1984, iniciou-se a construção do pavilhão de madeira, sem piso, em mutirão, sendo que as tesouras e cobertura foram feitas pelo construtor Onofre Soligo. Também ajudado pela comunidade, pois teria Missões em novembro de 1985.

Na época, teve várias doações, destacando-se a doação de toda a madeira para os pilares pelo senhor Adelino João Canopf, e também foram serradas algumas madeiras retiradas do próprio local, na Madeireira Dalla Costa. Os fretes para o transporte das madeiras foram feitos sem custos, pelo senhor Fioravante Dalla Corte. Foi feito um quarto para frei José, no pavilhão de chão na época, e o altar era em cima de um toco, e aí aconteceram as primeiras Missões. O missionário frei José Quaresma organizou o primeiro conselho.
Acontece dia 8 de dezembro, a Festa de Nossa Senhora Imaculada Conceição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques