A festa integra o calendário oficial de eventos do Estado do Paraná e ocorre sempre no primeiro domingo de maio.

da organização da festa. FOTO: Arquivo JdeB.
A tradicional Festa do Leitão Maturado de Itapejara D’Oeste chega à sua 20ª edição neste ano. O evento será realizado no dia 4 de maio, no Centro de Eventos do município, e promete celebrar duas décadas de sucesso com melhorias na estrutura e novidades para o público.
Jacir José Dariva, presidente da Associação Paranaense de Suinocultores, e um dos coordenadores da festa, destacou ao Jornal de Beltrão a importância da edição comemorativa. “Por ser a 20ª edição, o empenho da organização será ainda maior. Precisamos oferecer ao público algo diferente e melhor em relação aos anos anteriores”, afirmou.
A festa integra o calendário oficial de eventos do Estado do Paraná e ocorre sempre no primeiro domingo de maio. A estimativa da organização é de que sejam assados 220 leitões, número que tem sido mantido nas últimas edições para garantir conforto aos participantes e preservar a qualidade do atendimento. “A limitação foi necessária por conta das normas do Corpo de Bombeiros, que exigem distanciamento mínimo entre as mesas. Além disso, optamos por manter o evento em um único pavilhão, o que também restringe a capacidade”, explicou Dariva.
O local será, mais uma vez, o Centro de Eventos, que passou por melhorias nos últimos anos e agora está com todas as obras concluídas. A infraestrutura oferece amplo estacionamento, inclusive com o uso do campo de futebol anexo no dia da festa, além de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
Kit completo
Além do tradicional leitão assado, cada mesa receberá um kit completo, que inclui pão, cucas, saladas (verde, maionese, tomate, cebola, maçã e banana), além da sobremesa temática da festa, o “leitãozinho”. Também será entregue uma bolsa-térmica com as saladas frias.
As bebidas serão servidas da mesma forma que no ano anterior: uma caixa de isopor com 20 latas entre água, refrigerante e cerveja. Para quem optar por chope, a caixa trará apenas água e refrigerante. O chope, como de costume, será oferecido à parte.
As reservas para o evento seguem abertas. “O forte já foi vendido, mas a gente sempre tem mais leitões porque tem quem ainda está formando os grupos, e nós temos até a última semana de abril pra vender. No ano passado houve falta de unidades. O ideal é entrar em contato o quanto antes com os responsáveis pela venda.”