15.3 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

ALTO SÃO MATEUS

Jander e Sargento Melo reinstalam posto da PM em Marmeleiro

Novo subdestacamento foi uma proposta de campanha defendida pelo prefeito


Rodrigo Baggio, do Conseg, prefeito Jander Loss, Tenente Fabri e o Major Batista, do 21º BPM, na entrega do novo fuzil. Foto: Flávio Pedron/JdeB.

JdeB – O prefeito Jander Loss (PL) e o Sargento Melo Santos, comandante do Pelotão da Polícia Militar, comandaram nesta quinta-feira, 13, a solenidade de reinstalação do posto da PM na comunidade de Alto São Mateus, divisa dos municípios de Marmeleiro (PR) e Campo Erê (SC).

Foi uma solenidade rápida e informal e teve a entrega também de um fuzil comprado com recursos destinados pela Justiça ao Conselho de Segurança Pública (Conseg).

O ato teve, também, as presenças da vice-prefeita Suzana Viganó Felipe, Major Batista, do 21º Batalhão da PM, Cassiano Mello, do destacamento da PM em Campo Erê, Rodrigo Baggio, presidente do Conseg, e Sergio Krassmann, presidente da Associação Empresarial (Acimar), secretários municipais, vereadores, policiais militares e moradores da comunidade.

- Publicidade -

A reinstalação do posto era uma proposta do prefeito Jander Loss e um pedido da Câmara Municipal.

Compromisso de campanha

Jander destacou esta conquista para o município e famílias que moram no Alto São Mateus.  “Isso foi um compromisso que nós tínhamos de campanha eleitoral, de que nós íamos lutar para isso. Então, juntamente com o Sargento Melo, que é nosso parceiro, com a Polícia Militar, nós conseguimos a reabertura do posto aqui do Alto São Mateus. Esse subestacamento aqui só vem agregar em segurança para a nossa população do interior, principalmente da comunidade do Alto São Mateus e das comunidades vizinhas”.

Sargento Melo Santos, comandante da Polícia Militar em Marmeleiro, argumentou que a criminalidade não tem fronteiras, “então nós, também da segurança pública, não podemos ter fronteiras. O subdestacamento do Alto São Mateus é a última edificação do Paraná antes do Estado de Santa Catarina. Então, nós não podemos ficar isolados. A nossa Polícia Militar tem que se fazer presente aqui também. E graças ao apoio do nosso comandante do batalhão e do prefeito Jander, a gente conseguiu reestruturar e reinaugurar o subestacamento. A partir de agora, toda a população aqui do Distrito do Alto São Mateus e de outros locais e comunidades próximas próximas vão ter uma base de apoio, para quê? Para a feitura de boletins de ocorrência, solicitação de atendimento de ocorrências, para orientação, para qualquer demanda que necessite. E também vai ser uma base de suporte, de apoio, para o Judiciário Ministério Público, Delegacia de Polícia para fazer videoconferências  de intimações e oitivas”.

Soma de esforços

Rodrigo Baggio, do Conseg, lembrou que o retorno do posto da PM, era um anseio da própria comunidade “e através de uma união de vários setores, da própria comunidade, do Conselho de Segurança, da administração municipal, dos órgãos de segurança, tanto da Polícia Militar como a Polícia Civil, as autoridades públicas, vereadores que nos ajudaram, colaboraram nessa aliança por essa melhoria tão necessitada aqui pelo Alto São Mateus é que foi conseguido o nosso objetivo, que é trazer para cá o posto avançado da Polícia Militar”.

O soldado aposentado Irineu Prechlak, que trabalhou no antigo posto da PM de Alto São Mateus, prestigiou a reimplantação e reviu amigos. “Olha, é muito bom, muito gratificante, porque quando eu vim pra cá em 1993, quando trabalhava aqui, não tinha destacamento, eu trabalhava a pé, fazia tudo. Mas, graças a Deus, já teve viatura, construímos, em 2001 esse destacamento. Eu fui pra reserva, daí na época veio o Silvio, também trabalhou aqui, e ultimamente tava fechado, mas agora foi reaberto, o pessoal aqui é muito bom.”

O novo armamento

A entrega do armamento à PM foi feita pelo prefeito Jander Loss e o presidente do Conseg, Rodrigo Baggio, ao Sargento Melo Santos. O fuzil, de fabricação nos Estados Unidos, é da marca Smith Wenson MP15.

Trata-se de um equpamento compacto, de assalto, para uso principalmente em ambientes confinados e atividades táticas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques