18.8 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 19 de junho de 2025

Edição 8.229

20/06/2025

Lacen confirma morte de criança por metapneumovírus humano

Da assessoria e JdeB – O Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) confirmou a morte da criança de 1 ano e 2 meses, moradora de Renascença, município da abrangência da 8ª Regional de Saúde de Francisco Beltrão, em decorrência de complicações causadas pelo metapneumovírus humano (HMPV). O óbito ocorreu no dia 13 de dezembro, três dias após a internação.
A paciente foi diagnosticada com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no início de dezembro e recebeu atendimento no Hospital Regional do Sudoeste Dr. Walter Alberto Pécoits. Apesar dos esforços médicos, evoluiu para óbito rapidamente.
O metapneumovírus humano é um vírus respiratório comum, que pode causar infecções das vias respiratórias superiores e inferiores. Embora frequentemente associado a quadros leves semelhantes aos da gripe, em alguns casos pode evoluir para formas graves, como SRAG. Identificado no Brasil pela primeira vez em 2004, o HMPV registrou mais de oitocentos casos no Paraná no ano passado.
A vacinação é a principal estratégia para prevenir complicações relacionadas a vírus respiratórios. As vacinas contra a Covid-19 e Influenza, disponíveis gratuitamente no SUS, são eficazes na proteção contra formas graves de doenças respiratórias, contribuindo para a redução de hospitalizações e óbitos. Pessoas com sintomas de gripe e doenças respiratórias podem ajudar no controle da circulação do vírus utilizando máscaras. Na área da 8ª RS foram registrados 38 casos em 2023 e 18 casos em 2024.

Errata
Na reportagem publicada ontem pelo Jornal de Beltrão, pág. 12, com o título “Secretaria de Saúde investiga morte suspeita por metapneumovírus humano no Hospital Regional”, o texto pode ter levado alguns leitores a interpretar que, além da criança de Renascença, havia um segundo óbito relacionado ao metapneumovírus humano. Esclarecemos que essa interpretação foi resultado de um erro de redação. Até o momento, há apenas um caso confirmado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques