
Da assessoria – O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) vai inaugurar em sua sede, em Curitiba, nesta quarta-feira,31, memorial homenageando as vítimas da pandemia e também os profissionais que atuaram no enfrentamento da doença, muitos deles também falecidos.
Somente no Paraná, mais de 46 mil pessoas perderam a vida por causa da Covid-19, sendo que aproximadamente 5% delas eram trabalhadores da área da saúde envolvidos na assistência, transporte e serviços de apoio, incluindo mais de 150 médicos.
Para marcar o fim da emergência em saúde pública por causa da Covid-19, declarada no início do mês pela Organização Mundial de Saúde, o CRM-PR vai instalar painel do artista Rodrigo Tonan, intitulado “Transplantes de Vidas” e que tem inspiração na icônica obra “A Criação de Adão”, de Michelangelo. Propõe refletir sobre os gestos de doação e coragem dos profissionais para salvar vidas e oferecer conforto às famílias enlutadas.
A cerimônia integra as atividades comemorativas dos 65 anos do CRM-PR e vai ocorrer a partir das 17h do dia 31 (quarta-feira), de forma presencial restrita e com transmissão pelo canal do YouTube (https://www.youtube.com/crmpr).
O painel de 1,5m x 5,7m ficará em parede no hall do piso S1 da sede, ladeando o Espaço Cultural, o auditório e a galeria de presidentes da autarquia. No mesmo local estão instalados mosaico e a representação da Constelação de Ophiuchus, que na mitologia grega representa Asclépio, o deus da Medicina.
Covid vitimou pai e filha, que eram médicos na Fronteira
Da assessoria e JdeB – No Sudoeste do Paraná dois profissionais de medicina morreram em decorrência da covid em 2021.
A médica Carmela Louro Caneppa, 36 anos, que atuava em Santo Antonio do Sudoeste, morreu dia 18 de abril na Policlínica São Vicente de Paula, em Francisco Beltrão. Ela tinha 36 anos e estava grávida de quase seis meses. O bebê também morreu.
Seu pai, o médico João Carlos Caneppa e a professora aposentada Neuza Caneppa, que residiam no município de Planalto, também faleceram em decorrência da covid.
Os falecimentos foram divulgados, na época, por nota da assessoria de comunicação do CRM-PR.