
O investimento é da Copel. Foto: Assessoria/Copel.
Da assessoria – As obras para modernização da Usina Hidrelétrica Chopim I, de Itapejara D’Oeste, iniciadas em agosto do ano passado, avançam rapidamente.
A montagem dos novos painéis elétricos para automação, controle e proteção dos equipamentos da usina já está concluída e, agora, equipes da Copel acompanham em fábrica a reforma dos componentes mecânicos das turbinas que haviam sido retirados para modernização.
Quando essas peças forem montadas novamente na casa de força da hidrelétrica, será iniciada a etapa de testes para retorno à operação. O cronograma prevê o início dos testes com as unidades geradoras de energia reformadas para o final de julho de 2022.
Os recursos destinados a esse projeto chegam a R$ 5 milhões. Com esse investimento, a PCH vai gerar energia em condições mais seguras e confiáveis para o sistema elétrico, inclusive com a possibilidade de ser operada a distância, a partir do Centro de Operações da Geração e Transmissão (COGT) da Copel, localizado em Curitiba.
Com potência instalada de 1,98 MW dividida em dois conjuntos de turbinas e geradores, Chopim I é classificada como Central Geradora Hidrelétrica (CGH) e está em operação desde 1963. Ela foi construída no Rio Chopim, próximo da PR 566.