
Assessoria – Nos dias 10 e 11 de fevereiro foi realizado, em Pérola d´Oeste, o 1º Mutirão da Dengue de 2025 pela Equipe da Saúde.
Durante as visitas foi observado que está tendo muito acúmulo de lixo nos quintais, mato alto. Está sendo realizada a coleta da água da chuva em piscinas móveis com agua parada sem tratamento, pneus em locais descobertos e focos em potes de agua para animais.
Foram eliminados 236 focos com larvas e ficaram cinco focos para serem eliminados pela equipe dos agentes de combate a endemias (ACE) devido à dificuldade de remoção.
O mosquito gosta de casas e locais frequentados por pessoas, seus ovos duram até 450 dias em ambientes secos, são mais comuns em áreas urbanas e populosas. O mosquito leva 10 dias para chegar à forma adulta, por isso é importante eliminar os criadouros toda semana, Em média uma fêmea vive 45 dias, se for fecundada pode gerar 1.500 mosquitos e se infectada pode passar o vírus para as larvas.
“Pedimos a colaboração da população para que olhe seu quintal, são necessários 10 minutos por semana para um combate efetivo ao mosquito”, diz a nota da Prefeitura distribuída à imprensa.