18.8 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 19 de junho de 2025

Edição 8.229

20/06/2025

Na Câmara, PP comanda duas comissões; União Brasil e Republicanos uma cada um

A Comissão de Ética será definida só em fevereiro, em sessão ordinária.


Os vereadores eleitos participaram de sessão extraordinária para definir as comissões. Foto: Alexandre Bággio/JdeB.

JdeB – Os vereadores de Dois Vizinhos definiram em eleição, na última sexta-feira, 3, durante sessão extraordinária, as comissões permanentes para o biênio 2025/26. O PP do prefeito Carlinhos Turatto ficará com duas comissões; União Brasil e Republicanos, uma cada um. A Comissão de Ética será definida só em fevereiro, nas sessões ordinárias.

Confira: Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR): Dr. Benini Júnior (União Brasil – presidente); Nilton Almeida (Republicanos – secretário) e Carlos Mangini (PP – membro).

- Publicidade -

Comissão de Finanças e Orçamento (CFO): Mano Boaretto (Republicanos – presidente); Silvana Dal Molin (PP – secretária) e Irival Di Domênico (PL – membro).

Comissão de Desenvolvimento Sustentável (CDS): Emerson Dalpasquale (PP – presidente); Dani Alberton (PP – secretária) e Silvana Dal Molin (PP – membro);

Comissão de Direitos Humanos (CDH): Edimarcos Dalagnol (PP – presidente); Dani Alberton (PP – secretária) e João Marcos Martins Moreira (PT – membro).

Todos os projetos que chegam à casa de leis precisam ser analisados por duas comissões, por isso, a escolha dos membros precisa ser feita no início da legislatura. A CCJR, que recebe todos os projetos, ficou com os vereadores mais experientes em virtude da demanda de trabalho.

“Vamos ter trabalho logo, pois já temos projeto chegando, vamos ter que votar data-base dos professores, por exemplo, e precisamos das comissões para dar os pareceres”, disse Juarez Alberton (PSD), presidente da casa de leis, em participação no Programa Sete e Meia, da Rádio Educadora FM. Ele observa que todos os partidos precisam estar representados nas comissões.

“Seguimos um rito para dar paridade aos partidos políticos que estão compostos na Câmara de Vereadores. Como o PP tem mais vereadores, ele tem mais participação, aí vem o Republicanos que tem dois vereadores e os outros partidos”, explicou Juarez.

A Comissão de Ética, que tem quatro membros, ainda não foi definida. “Ela não pode ser eleita junto com as outras, é separada, e precisa ser definida em sessão ordinária com três membros titulares e um suplente. A Comissão de Ética tem esse diferencial e só pode ser montada em sessão ordinária. Ela tem três membros titulares e um suplente e julga casos de decoro parlamentar”, explicou Juarez.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques