
JdeB – As indústrias de confecções do Sudoeste do Paraná foram responsáveis por 61% das novas vagas abertas neste setor em maio, no Paraná. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego. O saldo de novas contratações foi de 97 em maio. Só as indústrias do Sudoeste abriram 60 novas vagas.
Houve mais contratações de pessoal por empresas dos municípios de Pinhal de São Bento e Saudade do Iguaçu e em menor quantidade em Ampere. Conforme o Sindicato das Indústrias de Confecções do Sudoeste do Paraná (Sinvespar), o ritmo de contratações em 2022 está lento, mas mesmo assim tem sido positivo.
A região conta com cerca de 185 indústrias de confecções, entre facções (aquelas que produzem sob encomenda de outras indústrias ou redes de lojas) e as que possuem marca própria.
No Paraná, o segmento emprega aproximadamente 49 mil pessoas e a região cerca de oito mil.
Conforme o Sindicato das Indústrias de Confecções do Sudoeste do Paraná (Sinvespar), no final de 2021 o setor representava 15,5% do total de empregos do Estado. Este índice positivo foi conseguido mesmo com a demissão ou desligamento de 400 pessoas entre novembro e dezembro, quando a produção de final de ano e primavera-verão das indústrias já foi quase toda vendida.
Crescimento nos últimos anos
Mesmo com a pandemia de covid-19, o segmento conseguiu se manter em termos de empregos. Tempos atrás, o Sudoeste representava de 9% a 10% dos empregos do setor no Paraná.
Confecções Raffer continua contratando
Em maio, a Confecções Raffer, que emprega cerca de 360 pessoas, estava contratando 80 novos funcionários. Inclusive houve até um mutirão de contratações em Marmeleiro. No mês de junho foram ofertadas 50 vagas e julho mais 50. As contratações ocorrem nas segundas e quartas-feiras, das 8h30 às 11 horas e das 13h30 às 16h30.
BRF busca trabalhadores para o abatedouro de perus
JdeB – Ontem, de manhã e tarde, funcionários do setor de recursos humanos da companhia de alimentos BRF, unidade de Francisco Beltrão, participaram do projeto Empregabilidade nos Bairros, realizado no São Miguel.
A intenção é contratar mais funcionários para suprir as vagas do segundo turno de abates de perus que vai das 14 às 23 horas. Foram ofertadas vagas para auxiliar de produção. A equipe fez as entrevistas e agora os pré-selecionados vão participar das fases de ambientação e da contratação.
Nesta etapa do projeto, compareceram, principalmente, pessoas jovens .