17.8 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 17 de junho de 2025

Edição 8.227

17/06/2025

Pato Branco sediou o 18º Encontro de Academias de Letras do Paraná

Grupo que ficou até o encerramento, na manhã de domingo, no Centro de Eventos do Parque de Exposições. Foto: Rudinei Santos.

JdeB – Dias 22 a 24 (sexta-feira a domingo), a Academia de Letras e Artes de Pato Branco (Alap), com apoio da Associação de Academias de Letras Ciências e Artes do Paraná (Alca), realizou, com sucesso, o 18º Encontro Estadual de Academias de Letras, Ciências e Artes. Teve palestras e oficinas que proporcionaram momentos enriquecedores de aprendizado e troca de experiências.

A avaliação dos organizadores foi positiva. Todo o pessoal que trabalhou para o encontro sentiu-se recompensado. Foi muito bom, resumiu o presidente da Alap, Osmar Rubens Camargo. Teve 162 participantes, de 23 entidades, inclusos Academias de Letras, Centros de Letras, Academias de Ciências e Artes e outras entidades promotoras de Cultura, meio ambiente e turismo, de todo o Paraná.

O próximo ano será em União da Vitória

- Publicidade -

Domingo, antes do encerramento, ficou definido que o atual presidente da Alca, Herculano Batista Neto, que é de Irati, continua na função por mais dois anos.

Além das palestras seguidas de perguntas, o 18º Encontro abriu espaço para que todas as entidades se manifestassem, com relatos sobre sua atuação. Pôde-se ver que estão sendo feitos bons trabalhos voltados não somente aos acadêmicos de literatura e demais artistas, mas também às pessoas das comunidades, começando pelas crianças em sala de aula. A comissão organizadora destacou-se pelo esforço em tornar o encontro memorável, diz Cláudio Loes, do Centro de Letras de Francisco Beltrão (ele também é associado da União Brasileira de Trovadores, UBT Nacional; do Centro de Letras do Paraná, e da Academia Paranaense da Poesia). “Todos que participaram levam parte do que vivenciaram e aprenderam, enquanto os acadêmicos da Alap ficam com uma parte de cada visitante. Foi um verdadeiro mercado cultural de ideias”, disse Claudio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques