A nova estrutura vai fazer a ligação entre a Linha Formiga, em Francisco Beltrão, até a Altaneira, em Flor da Serra do Sul, passando pelo Rio Bonito.

No dia 2 de dezembro de 2024, uma forte chuva elevou o nível da água do Rio Bonito, que divide os municípios de Francisco Beltrão e Flor da Serra do Sul, e derrubou a ponte de madeira que ligava as comunidades de Altaneira e Linha Formiga. O casal Rosane e Osmar Welter estava passeando na casa de uns amigos em Flor da Serra naquela noite de domingo para segunda, e, quando se deram conta, a água tinha levado a ponte. Tiveram que deixar o carro da família do lado de lá da ponte e vir a pé para a Linha Formiga, onde os dois moram há quase 23 anos.
“Esperamos baixar a água pra conseguir passar a pé nas vigas de concreto que ficaram, mas a água estava passando com uma correnteza muito forte por baixo, foram momentos de tensão. Aí conseguimos buscar o carro no outro dia, quando baixou mais o Rio Bonito, tem um lugar em que a gente consegue passar por dentro da água”, comenta Rosane Cales Cura Welter, agricultora com foco muito grande na bovinocultura leiteira.
“Já fazia tempo que a gente estava querendo uma ponte de concreto aqui. E agora que a chuva levou a ponte embora, foi importante que os dois municípios resolveram fazer essa ponte de concreto. Estamos ansiosos para começar a usar a estrutura”, complementa Osmar, valorizando a atuação dos prefeitos Antonio Pedron (MDB), de Francisco Beltrão, e Valmor Felipe Júnior (PSD), de Flor da Serra do Sul, que fizeram um convênio para viabilizar a obra.
“Ainda mais que estão dizendo que futuramente vai ter asfalto do Assentamento Missões até aqui na Linha Formiga, que são cerca de oito quilômetros, aí vai ficar melhor ainda. Da ponte da Altaneira até o asfalto do Rio Verde, em Flor da Serra, são cerca de oito quilômetros também. Então futuramente os moradores de Francisco Beltrão que quiserem viajar para a Argentina, poderão passar por aqui, que vai ser bem mais perto do que ir por Marmeleiro. E pra nós, produtores, seria muito bom, porque o asfalto ajuda a desenvolver as comunidades rurais”, complementa Osmar, que valorizou também o trabalho dos vereadores Tiago Correa (PV), de Francisco Beltrão, e Leocyr Castelli (União Brasil), de Flor da Serra do Sul. “Os dois sempre trabalharam muito por essa ponte, e a gente precisa agradecer. Assim como também precisamos valorizar o trabalho do prefeito Pedron e da Secretaria de Interior, que passou a patrola aqui nas nossas estradas e tá muito melhor agora. Só ficou a serrinha da Linha Formiga pra arrumar mais pra frente, mas tá ótimo agora pra nós, eles estão valorizando muito os produtores rurais”, afirma Osmar.
Estrutura da ponte
A nova ponte terá 12 metros de extensão e 5,50 metros de largura, dimensionada para suportar o tráfego de máquinas agrícolas de grande porte, garantindo segurança. “É possível fazer a diferença na política, desde que o político não tenha medo de sujar os pés, precisa sair do ar-condicionado e fazer a diferença para a população. A gente espera que até metade de junho essa ponte da Altaneira esteja concluída”, comenta o vereador Tiago Correa, que acompanhou a concretagem da ponte dia 15 de maio.