0.5 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 25 de junho de 2025

Edição 8.232

25/06/2025

DIA DAS MÃES

Prefeita, mãe esposa: como Elizete Cavazin equilibra funções

O filho André Luiz, Elizete e o esposo Adroaldo Hoffelder “Sassa”, e a filha Arauny Hoffelder.

Por Gente do Sul – Desde que assumiu a Prefeitura de Nova Prata do Iguaçu, neste ano, Elizete Cavazin tem enfrentado o desafio de administrar um município em busca de melhorias estruturais e de qualidade de vida para a população enquanto mantém o equilíbrio com a vida familiar. Aos 47 anos, pedagoga e mãe, ela reforça que conciliar essas responsabilidades é um dos maiores desafios de sua trajetória.

“Ser prefeita exige dedicação integral, mas não posso perder de vista o meu papel dentro da família. Como muitas mulheres, preciso encontrar o equilíbrio entre a vida pública e a pessoal, e isso exige organização, disciplina e muito apoio”, afirma.

De primeira-dama a prefeita
A experiência de Elizete na área social foi um fator determinante para sua atuação na política. Como primeira-dama, entre 2013 e 2020, esteve à frente do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), onde desenvolveu diversos projetos assistenciais e teve contato direto com as necessidades da população.

“Acredito que esse trabalho me preparou para assumir a prefeitura. Conhecer a realidade das pessoas e suas dificuldades me deu uma visão mais ampla de como a administração pública pode transformar vidas, o que me ajudou, certamente, a ficar mais preparada para assumir o tamanho e a responsabilidade que é ser prefeita municipal”, destaca.

Primeiros desafios e conquistas
Apesar do pouco tempo de mandato, a prefeita já comemora avanços importantes, como a construção do pronto atendimento municipal, um novo posto de saúde, a pavimentação dos acessos ao lago e a aquisição de maquinários para o setor rodoviário. “Nossa cidade tem muitos desafios estruturais, então o trabalho está sendo intenso. Mas estou determinada a trazer melhorias para Nova Prata do Iguaçu.”

Mulher na política
Primeira mulher eleita prefeita na comarca de Salto do Lontra, Elizete admite os desafios enfrentados pelas mulheres na política, mas acredita que a presença feminina traz um olhar diferenciado à gestão pública. “As mulheres têm um senso de cuidado, vemos o mundo de uma forma mais carinhosa e atenção aos detalhes que fazem a diferença na administração. Sempre incentivo mais mulheres a entrarem para a política, pois acredito que temos muito a contribuir.”

Conciliar a rotina intensa da Prefeitura com os compromissos familiares é uma realidade comum para muitas mulheres que ocupam cargos de liderança. “Acredito que, assim como eu, muitas mulheres vivem essa rotina dupla. A chave é encontrar um equilíbrio e saber que, com planejamento e apoio, é possível administrar tanto a cidade quanto a família”, conclui a prefeita Elizete, que popularmente também é conhecida por Neguinha do Sassá, um apelido carinhoso dado pelos pais dela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques