
Da assessoria e JdeB – O Programa Castra + Paraná abre a agenda deste ano pelas cidades de Ampére, Planalto, Capanema, Francisco Beltrão e Pato Branco. As ações iniciaram ontem e prosseguem até o dia 4 de fevereiro. No ano passado, a iniciativa possibilitou a castração de quase 20 mil cães e gatos no Paraná.
A expansão do programa idealizado e custeado, por meio de emendas parlamentares, (recursos financeiros) pelo deputado federal delegado Matheus Laiola é fundamental para garantir que cada vez mais animais tenham acesso ao serviço. A meta para este ano é dobrar o número de castrações para alcançar cerca de 40 mil animais.
“A castração é um ato de amor e responsabilidade. Ao castrar os animais de estimação, garantimos uma vida mais saudável e feliz, além de contribuir com o bem-estar animal e a saúde pública”, explica o deputado federal Delegado Matheus Laiola.
Os procedimentos são feitos por médicos veterinários especializados, em um ônibus totalmente equipado e preparado para as castrações. A ação faz parte do Programa Nacional de Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos, promovido pelo Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais (DPDA), da Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais (SBIO), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
A castração é um procedimento simples e seguro que traz inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar dos animais. Além de prevenir doenças graves, como o câncer de mama em cadelas e o câncer de testículo em cães machos, ela também pode contribuir para um comportamento mais tranquilo e dócil, facilitando a convivência com outros animais e com a família, além de controlar a população de animais de rua e reduzir abandono.
Giro pela região
Além de Ampére, o ônibus equipado para os procedimentos vai passar também por Realeza (dias 24 e 25), Planalto (27 e 28), Capanema (29 e 30), Beltrão (31 e 1º) e Pato Branco (3 e 4). Neste roteiro, a previsão é atender cerca de 800 animais.
Como participar do Castra + Paraná
Para participar do programa e cadastrar cachorros e gatos para castração gratuita, é necessário fazer um cadastro antecipado, incluindo os dados do tutor e do pet. Após a cirurgia, os animais recebem gratuitamente um microchip subcutâneo com os dados do tutor, além de roupa cirúrgica, cone de proteção e medicamentos necessários para a recuperação.
Para mais informações e para realizar o cadastro, acesse o site do Castra + Paraná: www.castramaisparana.com.br
Todas as vagas da região já estão preenchidas, não tem o porque anunciar a possibilidade de cadastro sendo que ninguém conseguirá vagas para seus pets.