
JdeB – O Hospital Pró-Vida segue trabalhando forte, com o apoio da administração municipal de Dois Vizinhos, para conseguir os recursos de adequação e ampliações para instalação definitiva da UTI.
Em entrevista ao Programa Sete e Meia, o diretor Maurício Ferraz destacou que os projetos arquitetônicos já foram aprovados. “Faltam os projetos complementares que estão prontos e aí vai se retomar as negociações para conseguir os R$ 15 milhões para readequar todo o hospital e construir os dez leitos, todos dentro das normas, exigências do Governo do Estado. Sabemos que o recurso está sinalizado, praticamente aprovado, faltando apenas os projetos. Vale lembrar que temos os equipamentos para os leitos de UTI todos instalados, só não conseguimos habilitar por causa da estrutura que precisa ser readequada dentro dessa resolução. O hospital todo precisa ter o fluxo mudado, numa reforma que vai afetar todos os setores, além disso, teremos um prédio novo, com 10 leitos somente para a UTI geral”, destacou.
Uma grande conquista que entrou em funcionamento foi o aparelho de tomógrafo. “O nosso objetivo era colocar em operação em novembro, mas devido a alguns laudos que foram pedidos, só começou a funcionar dia 13 de fevereiro. De lá pra cá, já atendemos, em 13 dias, 187 pacientes e cerca de 200 tomografias. Esse equipamento está facilitando muito nosso trabalho, pois, de madrugada, ou depois das 17h, quando precisávamos do exame, tínhamos que levar o paciente para Beltrão e depois trazer de volta. Já salvamos vidas fazendo tomografias no nosso hospital”, celebrou Maurício.
O aparelho está sendo utilizado da seguinte forma: entre 7h e 8h para os pacientes internados; das 8h às 11h30 para exames eletivos programados e encaixes do pronto-socorro; das 13h30 às 17h com procedimentos eletivos. “Quero agradecer os prefeitos de Boa Esperança do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu e São Jorge D’Oeste que já estão mandando tomografias para nós pelo convênio da ARSS. Os prefeitos da região que precisarem, o tomógrafo está funcionando, todo mundo tem convênio com a ARSS e pode mandar para nós aqui. É só entrar em contato e fazer o agendamento”, completa.
Atendimento
Maurício enfatizou que o hospital atende somente casos de urgência e emergência. “Devido aos custos do hospital, tivemos que fazer cortes para reduzir despesas. Um dos cortes foi no final de semana: tínhamos dois médicos e agora, para cortar R$ 20 mil, tá ficando um médico só no sábado e no domingo. Por isso eu peço para a população procurar o hospital somente em casos de urgência e emergência. Em outros casos procurem a UPA. Às vezes o médico vai estar atendendo algo eletivo, vai chegar à emergência e ele vai ter que correr salvar a vida. Muitas pessoas entendem, algumas pessoas não e, para evitar desgaste, temos que ressaltar que o hospital é para urgência e emergência. O restante, procurem a UPA que está funcionando muito bem, eu passo lá e vejo que os mesmos médicos que trabalham comigo estão na UPA”, concluiu.