17.9 C
Francisco Beltrão
sábado, 21 de junho de 2025

Edição 8.230

21/06/2025

Projetos vão apontar as melhorias necessárias na PRC 158, na divisa do Paraná e Santa Catarina

Trecho de pouco mais de 12 quilômetros na divisa do Paraná e Santa Catarina é muito movimentado diariamente.


Um dos trechos da PRC 158 onde acontecem acidentes, em Vitorino. Foto: Assessoria.

Assessoria e JdeB – O prefeito Marciano Vottri, de Vitorino, disse que a elaboração dos projetos para a execução de obras de revitalização da PRC 158, trecho entre os municípios de Vitorino (PR) e São Lourenço do Oeste (SC), é muito aguardado pela população e a sociedade civil organizada e as administrações municipais. Havia a intenção do Governo do Estado de investir e agora está ocorrendo a abertura da licitação para o anteprojeto visando a realização destas melhorias.

Marciano destacou que “é uma grande notícia, muito esperada pelo município de Vitorino, pela região Sudoeste do Paraná, pelo município de São Lourenço do Oeste, pela região Oeste de Santa Catarina, sabemos que essa conexão entre Paraná e Santa Catarina, através da PRC 158, é muito importante em diversos aspectos, primeiramente sob a dimensão da logística, do transporte, do desenvolvimento da nossa região e também dessa conexão que Vitorino tem com São Lourenço do Oeste, com a região do Bairro Araucária Parque, que é o bairro mais populoso do nosso município, onde diariamente há um deslocamento muito grande de pessoas de Vitorino para lá e de lá para cá e, agora, oficialmente a contratação do anteprojeto que vai dimensionar uma obra tão importante aqui, acima de tudo, na restauração e na recuperação da rodovia existente e, principalmente, da construção de terceiras faixas, que vai facilitar o acesso, vai dar mais fluidez pro trânsito, mais segurança também e vai facilitar o desenvolvimento logístico e também preservar vidas que todos os dias transitam por essa rodovia”. Serão investidos cerca de R$ 700 mil nos projetos.

Marciano fez uma referência especial ao Governo do Paraná, por meio do Departamento de Estradas de Rodagens (DER-PR), e ao secretário estadual de infraestrutura e logística Sandro Alex, pelo acolhimento demanda que era de Vitorino e de outros, ao apoio da sociedade civil, da Acislo de São Lourenço do Oeste e ao deputado estadual Luís Fernando Guerra. “Uma conquista que vai dar resultado nos próximos meses”, sublinhou o prefeito.

O que prevê
O estudo prevê análise detalhada dos 13,1 quilômetros de extensão deste trecho da PRC 158 até a PRC 280 até a SC 157. “E prevê soluções pontuais de restauração do pavimento existente, implantação de acostamentos, terceiras faixas em segmentos mais críticos. O estudo deve apontar qual é a melhor necessidade e qual a melhor alternativa pra solucionar esse problema aqui que por muitos anos tem sido um fator que limita e dificulta a nossa região Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina”, informou o prefeito.

Marciano relatou que é a previsão de novas interseções como no trevo de acesso à cidade de Vitorino, um trevo que é bastante delicado, que registra muitos acidentes, “embora nós conseguimos viabilizar a instalação dos redutores de velocidade, onde de lá para cá nós não tivemos mais nenhum acidente grave com vítimas, mas ainda são registrados pequenos acidentes de pequena monta. Também o acesso à comunidade São Braz tem uma solução prevista dentro desse projeto. Então, uma grande notícia, muito esperada, muito positiva e com certeza será um ganho conjunto para toda nossa região”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques