
JdeB – Seis meses atrás, a aduana de Santo Antônio do Sudoeste passou a operar como um posto alfandegário, permitidno a passagem de turistas com compras internacionais.
Antes, somente moradores das cidades de fronteira (Santo Antônio do lado brasileiro e San Antonio, na Argentina) podiam atravessar para o país vizinho. A mudança foi vista como um passo histórico para impulsionar a economia de ambas as cidades e já vem trazendo reflexos na movimentação de pessoas.
“A alfândega de turismo, além de estreitar a amizade com o país argentino, está atraindo muita gente para fazer comprar e atravessar a fronteira, se refletindo na economia local”, aponta o prefeito Ricardo Ortiña. “Queremos aproveitar esse turismo de comprar para também destacar as belezas naturais e o turismo religioso de Santo Antônio do Sudoeste”, completa o prefeito, em referência ao projeto de estruturação de um roteiro turístico no município.
A movimentação é maior aos fins de semana e há filas de veículos e turistas para atravessar a fronteira e fazer compras no país vizinho. O próximo grande passo é a abertura de um free shop no município, permitindo compras de produtos importados com isenção de impostos federais – a cota é de U$$ 300 por pessoa, a cada 30 dias.
Aberta das 7h às 19h
A aduana de Santo Antônio funciona todos os dias, das 7h às 19h, mas já há movimentação para que o horário de atendimento seja ampliado. A cota para compras é de U$$ 500 e 12 litros de bebidas alcoólicas por pessoa.