
Rádio São João – A Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo e o Instituto Água e Terra (IAT), inauguraram hoje o quarto Parque Urbano com o Projeto Poliniza Paraná que visa a instalação de colmeias de abelhas nativas sem ferrão em parques do perímetros urbanos do Paraná. Desta vez será em São João. Os parques urbanos são construídos em áreas com características de fundo de vale ou com ações erosivas, promovendo preservação ambiental, lazer e turismo na região. Com investimento de R$ 72 milhões, o projeto chegará a 60 municípios.
O parque também aderiu ao projeto Poliniza Paraná, que será lançado localmente, na inauguração. A inspiração para a criação do Poliniza Paraná partiu de São João, com a carta de alunos do 3º ano da Escola Municipal Castro Alves, solicitando cuidado com as abelhas para preservar a biodiversidade. Com isso, o Parque Urbano contará com um Jardim de Mel para abelhas sem ferrão.
Foram instaladas dia 9 de maio, no Parque Ambiental Antônio Gasparetto, cinco colmeias de abelhas nativas, sem ferrão, das espécies Jataí, Mirin Preguiça, Manduri, Guaraifo e Mandaçaia que fazem parte do Projeto Poliniza Paraná. Elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Turismo, o programa tem como objetivo espalhar em cidades do Estado do Paraná (Jardins de Mel) e assim promover a criação de abelhas nativas.
O cerimonial de inauguração do Parque Urbano será no auditório da Paróquia São João Batista.