Por Niomar Pereira
Passaram pelos Institutos Médicos Legais (IMLs) de Francisco Beltrão e Pato Branco durante o mês de janeiro 44 pessoas vítimas de mortes violentas. Somando as duas unidades, foram 17 mortes por acidentes de trânsito, sendo 15 homens e duas mulheres. Chama a atenção a quantidade de atropelamentos, envolvendo pessoas de várias idades. Pela região de Pato Branco foram quatro atropelamentos (15, 48, 52 e 53 anos, tinham as vítimas) e em Francisco Beltrão três casos (71, 72 e 79, como se percebe todos idosos).
O segundo tipo de morte mais frequente é o suicídio. A região tem um dos índices mais altos no Brasil. Na microrregião de Francisco Beltrão foram sete vítimas de enforcamento (35%), sendo seis do sexo masculino e uma do feminino, todas tinham mais de 30 anos de idade. Por Pato Branco dois enforcamentos.
Os demais óbitos por Beltrão: uma vítima por arma de fogo; uma queda e cinco vítimas que precisam ter as mortes esclarecidas. No IML de Pato Branco também passaram: duas vítimas de arma de fogo, três homicídios, duas quedas, dois cadáveres encontrados e outros dois casos a esclarecer.