
JdeB – Tomar água do rio? Só em caso de desespero. Tem muita poluição. Mesmo aquela água de bela aparência, das correntezas e cachoeiras, não é recomendada para beber. Mas água da nascente do Rio Chopim, em Palmas, lá perto do Horizonte, aquela pode. Foi o que fizeram, sábado, 17 de agosto, integrantes do Instituto Guardiões dos Rios.
A nascente fica na Fazenda Santa Rita, propriedade de Edmir de Campos Guimarães. Ele escalou Claudemir Muller, funcionário da Fazenda, para acompanhar o grupo.
Após beber daquela água, fazer vídeos e fotos, o grupo foi assar o churrasco do almoço na Ponte do Abarracamento, uns 50 quilômetros mais abaixo, entre Palmas e Coronel Domingos Soares, onde também teve visita a uma cachoeira do Chopim. Lá teve um novo ritual de reconhecimento. A visita foi encerrada com bolo de aniversário. Coincidência: o aniversariante era Edison Pin, o presidente do Instituto.
O grupo, iniciado em abril deste ano como Expedições Rio Chopim, tem participantes de muitas cidades do Sudoeste e também de outras regiões, assim como de Curitiba e até de Brasília. Gente que acompanha de longe e torce pelo sucesso desse pessoal que se propõe a defender nossos rios.
Nas visitas de sábado, estavam Edison Pin, Kelly Comnisky Mezzomo, Carlos Mezzomo, Arquimedes Palavicinni, Dilva Rizzi, Hércules Fait Júnior, Ivanir Leopoldo Dalanhol, Jaqueline Ciello, Klebio Názaro, Greice Reis, Ronaldo Cobra, dr. Edimir Guimarães (proprietário da Fazenda Santa Rita) e Claudemir Muller (funcionário da Fazenda que acompanhou o grupo). Ivo Pegoraro poderia ter participado, mas ficou na estrada e perdeu o contato com o grupo (veja o texto abaixo “Papos da Barreira”).

No final da expedição, Edison Pin postou no grupo: “Amigos, agradeço a todos pela colaboração firme e consciente em prol dessa jornada, dita Expedições Rio Chopim. Creiam, ela é verdadeira e vem de longe, é um desejo comum a todos desta árdua e importante empreitada. Mais tarde estarei postando um vídeo, me explicando e justificando algumas situações, para as quais invoco a vocês a mais profunda análise de sabedoria no sentido de compreender as motivações que tivemos até aqui e o que pretendemos de legal, ético e moral doravante. Agradecido pelos parabéns sinceros desejados.”