
Está em fase de gravação das entrevistas um documentário sobre Capanema, o município que fica ao lado do Rio Iguaçu e na fronteira com a Argentina.
Aprovado pela Lei Paulo Gustavo, o documentário “Capanema, Guardiã do Sudoeste” tem seu roteiro inspirado no hino do município, cujo estribilho é
“Capanema de paz que se vive
É assim que te queremos ver
No trabalho, amor e amizade
Nós queremos junto crescer.”
Carlos Bezerra é o autor da letra e Miron Gilberto Parabocz, da melodia.
Ontem, a equipe de produção esteve no Jornal de Beltrão para entrevistar o jornalista Ivo Pegoraro, sobre as origens do município e também sobre a Revolta dos Posseiros. Em destaque a figura de Otavio Francisco de Mattos, o primeiro prefeito de Capanema (1952 a 1956). Mas ele já tinha sido vereador e prefeito de Clevelândia (1939-40) e depois de prefeito ainda foi vereador de Capanema, por duas gestões.
Uma curiosidade do município é que foi criado quando em sua área era tudo mato. Tanto que a eleição e a posse se deram no Lageado Grande, local que hoje pertence a Pérola D’Oeste.
Daiane Marder, Anthoni Quagliotto Cruz, Isadora Schemmer Tormes da Rosa e Vinícius Roberto Silva seguiram, depois, para Capanema, onde tinham mais entrevistas para fazer.