A cidade fica em 1º entre os 42 municípios da região Sudoeste e em 8º entre os 399 do Paraná no ranking Previne Brasil.

Da assessoria – Recentemente o Ministério da Saúde divulgou o resultado do ranking Previne Brasil, que é uma classificação criada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de avaliar e monitorar o desempenho das equipes de atenção primária à saúde no país. A atenção primária à saúde é a porta de entrada do sistema de saúde, onde são realizados atendimentos básicos, prevenção, promoção da saúde e acompanhamento de doenças crônicas.
A Prefeitua de Verê tem, atualmente, três equipes de PSF (Programa Saúde da Família), sendo uma em Sede Progresso, outra em Presidente Kennedy e outra na área central. E o resultado do último ranking trouxe Verê na 1ª colocação em todo o Sudoeste e em 8º lugar no Paraná.
“Esse resultado é fruto do trabalho de toda a equipe. Quando se trabalha junto e trabalha unido, sempre se recebe bons resultados e quem ganha com isso é a nossa população”, avaliou Jane Ceccon Alves, secretária municipal de Saúde.
Estela Moroni, coordenadora da Atenção Primária, acrescenta: “O Previne Brasil lança as diretrizes para orientar o trabalho das equipes de saúde. Então, nesse programa constam os indicadores de saúde, que é o direcionamento do trabalho das equipes. E nós buscamos, através dessa orientação do Ministério da Saúde, acompanhar os pacientes de alguns grupos específicos, mais detalhadamente. Os pacientes com diabetes, hipertensão arterial, as gestantes, a realização de exames para detecção de câncer de colo de útero e a vacinação de crianças de até um ano de idade, que são os indicadores avaliados no ranking. Então, esse é o nosso norte para as equipes de saúde da família trabalhar mais detalhadamente”.
“Três vezes ao ano o Ministério da Saúde, juntamente com a Secretaria Estadual de Saúde, realiza um monitoramento, uma avaliação dos resultados desses indicadores de saúde e publica um ranking estadual e um ranking regional, demonstrando o resultado do trabalho de cada município”, completa Estela.
Elogios ao trabalho
O prefeito Ademilso Rosin (PSC) destacou o trabalho dos profissionais de Saúde.
“Para nós da administração municipal, é uma grande alegria estar parabenizando toda equipe da Secretaria de Saúde e especialmente as equipes do PSF, assim como todos os profissionais desta área que fazem um excelente trabalho. Se hoje temos uma grande aprovação é principalmente por estar atendendo bem a nossa população. Então deixamos aqui o nosso abraço, o nosso reconhecimento a todos os profissionais”.
O Previne Brasil utiliza um conjunto de indicadores para avaliar o desempenho das equipes de saúde da família e de atenção primária.
Esses indicadores estão relacionados a diferentes aspectos da atuação das equipes, como cobertura populacional, acesso aos serviços, acompanhamento de saúde, prevenção de doenças, entre outros.
Luiz Miolla enalteceu o trabalho da área da saúde
Com base nos resultados obtidos nos indicadores, as equipes são classificadas em faixas de desempenho: Ótimo, Muito Bom, Bom, Regular, Insuficiente e Não Classificado. Essa classificação permite identificar quais equipes estão se destacando positivamente e aquelas que precisam de melhorias.
“Estamos muito felizes com o resultado do ranking, sendo primeiro do Sudoeste e oitavo do Paraná. Nesse momento, queremos parabenizar a todos os profissionais da área da saúde, em especial ao pessoal do PSF, enfim, a todos, aos médicos, enfermeiros, técnicas de enfermagem, aos motoristas, ao pessoal da limpeza, à secretária, diretora, coordenadora, enfim, a todos que contribuem para que a nossa saúde de Verê seja uma saúde de primeira qualidade. Claro, sempre temos o que evoluir e sempre temos o que melhorar. Mas o momento é de dar os parabéns e com certeza resultados melhores teremos ainda pela frente”, enalteceu Luiz Miolla (PDT), vice-prefeito de Verê.
O ranking Previne Brasil é atualizado periodicamente e disponibilizado publicamente, permitindo que gestores, profissionais de saúde e a população em geral acompanhem e fiscalizem a qualidade dos serviços de atenção primária à saúde em diferentes regiões do país. A ideia é promover a transparência e estimular a melhoria contínua na prestação desses serviços, visando o fortalecimento do sistema de saúde como um todo.