16.5 C
Francisco Beltrão
segunda-feira, 23 de junho de 2025

Edição 8.230

21/06/2025

POVO MARMELEIRENSE

Vereador na década de 60, Francisco Marques Vaz é nome de rua

Os gaúchos Antonia Luiza e Francisco Marques Vaz formaram família e criaram seus filhos em Marmeleiro. Foto: Kátia Romanzini Vaz Carneiro/Arquivo pessoal.


Por Rodrigo Accorsi – Nascido no distrito de São Bento, município de Carazinho (RS), Francisco Marques Vaz veio para Marmeleiro em 1956 com a esposa, Antônia Luiza Vaz, e com a primeira filha do casal, Ângela, também nascida em Carazinho. Depois vieram os filhos Renato, nascido em Francisco Beltrão, Márcia, nascida em Marmeleiro e Kátia, também nascida em Francisco Beltrão.

A filha Kátia Romanzini Vaz Carneiro revela que Francisco veio a Marmeleiro para trabalhar. “Foi a convite do Assis Bandeira e do Telmo Müller, para trabalhar na empresa madeireira dos dois. Nos primeiros tempos atendeu o órgão de alistamento do serviço militar e mais tarde foi indicado pra atender ao Cartório de Registro Civil Tabelionato, onde foi efetivado.” Assis Bandeira era primo de Francisco e ele veio junto de Carazinho, para fazer a contabilidade da Dambros e Piva, madeireira de Marmeleiro.

Boas lembranças
Kátia conta que o pai gostava de viver em Marmeleiro e sempre defendeu a família e o município com muita honestidade. Ela diz que todos os familiares sentiram orgulho da homenagem com nome de rua no município. “Todos nós gostamos muito dessa cidade e nos sentimos muito honrados com o reconhecimento de tudo o que ele fez em prol do município de Marmeleiro.” Hoje, de acordo com Kátia, ninguém mais da família vive no município. “Porém, restam muito boas lembranças de quando éramos crianças e de quando construímos nossas famílias com nossos filhos.”

Agradecimento
Francisco Marques Vaz faleceu em 4 de novembro de 2007, em Maringá, aos 77 anos. Kátia agradece muito a forma com que todas as pessoas na época receberam o casal Antônia Luiza e Francisco no município e que eles possam servir de exemplo. “Ao longo dos anos eles edificaram uma família com amor e honra, bem como a dedicação às atividades que exerceram e que sirvam de exemplo para aqueles que estão iniciando sua caminhada.” Francisco Marques Vaz ocupou uma cadeira na Câmara de Vereadores entre 1961 e 1965. Foi eleito pelo antigo partido União Democrática Nacional (UDN), com 137 votos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques