Desta vez não haverá a coleta de entulhos e produtos velhos nas casas e empresas. Índice de infestação do Aedes está alto no município.
Começa o mutirão técnico nos bairros de Francisco Beltrão para orientar e conscientizar as pessoas a combaterem possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, que pode transmitir a dengue, febre chikungunya e zika vírus. Primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação (Liraa) do ano constatou infestação de 5,7% no município do mosquito Aedes. O índice ideal é que a infestação seja de menos de 1%.
O índice de 5,7% é considerado de alto risco e bem acima do último levantamento, realizado em novembro 2019, e que já foi elevado, de 4,1%. Aliás, pelos dados da região, é um dos mais altos no momento.
De hoje até o dia 20 de fevereiro vão acontecer os mutirões técnicos, com a participação de funcionários das secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e de Viação e Obras. Os servidores públicos vão passar nas casas e empresas entregando panfletos e orientando sobre os cuidados que se deve ter para evitar que se criem condições favoráveis à procriação do Aedes.
O pessoal das três secretarias também vai entregar sacos plásticos e acompanhará os moradores na coleta de objetos que possam servir de criadouros para a proliferação do mosquito. Um dos problemas detectados é o lixo reciclável, por isso as pessoas têm que acondicionar bem e retirar de suas casas este tipo de produto.
Neste mutirão técnico não haverá recolhimento de entulhos, galhos, móveis velhos e pneus.
Trabalho em equipe
Os primeiros bairros a receberem o mutirão técnico, a partir de hoje, são o Padre Ulrico e o Conjunto Esperança. Às 8h os servidores das três secretarias envolvidas no mutirão técnico se reúnem na Unidade Básica de Saúde do Bairro Padre Ulrico e dali sairão, em equipes, para visitar os domicílios e empresas.
Até agora foram notificados nove casos suspeitos de dengue, pela Secretaria Municipal de Saúde e Setor de Combate a Endemias. As investigações estão sendo feitas. Mas nenhum caso oficial foi detectado neste começo de ano em Beltrão.
Roteiro dos Mutirões Técnicos
Dias 28, 29, 30 e 31/1 – Padre Ulrico e Conjunto Esperança
Dia 31/1 – Pinheirinho, Pinheirão, Cantelmo e Jardim Virgínia
Dias 3 e 4/2 – Sadia, Jardim Floresta, Itália, Júpiter e Loteamento Nortão
Dia 5/2 – Cristo Rei, São Francisco e Novo Mundo
Dias 6 e 7/2 – Vila Nova, Miniguaçu e Jardim Seminário
Dia 10/2 – Cango e Guanabara
Dia 11/2 – Alvorada, Marrecas e Nova Petrópolis
Dias 12 e 13/2 – Industrial, São Cristóvão e Água Branca
Dia 14/2 – Centro
Dia 17/2 – Nossa Senhora Aparecida
Dia 18/2 – Aeroporto e Bom Pastor
Dia 19/2 – São Miguel
Dia 20/2 – Luther King e Presidente Kennedy