Atualmente, a instituição conta com uma equipe multidisciplinar composta por 16 profissionais.

O Centro Municipal de Apoio Educacional Multidisciplinar Maria de Fátima Péres Oliveira (Cemaem) tem como função o apoio e o suporte às necessidades educacionais especiais, realizando atendimentos para o desenvolvimento das potencialidades de crianças e adolescentes a fim de fomentar neles habilidades pedagógicas, sociais, intelectuais e emocionais.
Segundo a diretora Maria Eliza Thomé, presta-se atendimento a crianças e adolescentes com necessidades especiais, priorizando o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e perfis do Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), prioritariamente matriculados na rede pública municipal, conforme Art.6° da Lei Municipal n°4.096 de 2013.
O Cemaem está localizado na Rua Niterói, n°468, Bairro Alvorada, no prédio do antigo CRE. “As famílias que tiverem interesse no Cemaem, deverão entrar em contato pelo telefone 3520-6176, pois neste momento estamos optando por esse primeiro atendimento com horário marcado, evitando exposição desnecessária, diante do protocolo de segurança salutar da Covid-19.”
O Cemaem conta com uma equipe multidisciplinar composta por 16 profissionais, entre psicopedagogas, neuropsicopedagoga, pedagoga especialista em Educação Especial, psicomotricistas, terapeuta ocupacional, psicólogas, musicista, estagiários de Psicologia e Pedagogia, serviços gerais e, futuramente, contará com uma fonoaudióloga.
De acordo com a diretora, no momento, estão sendo atendidos 64 crianças e adolescentes com demandas inerentes de TEA e TGD, dentre estes, os que possuem laudo e os demais, que ainda se encontram em investigação com profissionais específicos (neuropediatras, psiquiatras, neurologistas, psicólogos), mas são atendidos para intervenções e estimulação precoce.
Atendimento na pandemia
De acordo com Maria Eliza, os atendimentos seguem todos os protocolos e decretos lançados pelos órgãos competentes, com todos os cuidados pertinentes aos riscos da Covid. Em 2020, iniciou-se o trabalho de forma presencial até o dia 17 de março, quando houve o primeiro decreto municipal, iniciando assim o trabalho remoto, com envio de atividades de estimulação voltadas para rotinas diárias, utilizando as redes do WhatApp e Facebook. “Em meados do mês de abril, elaboramos um plano que consistia em visitas domiciliares e entregas de materiais estruturados, levando em consideração as especificidades de cada atendido. Esse plano emergiu a partir das necessidades discutidas com a equipe, para tornar o trabalho mais efetivo, levando em consideração que o público-alvo são crianças e adolescentes com necessidades específicas.”
Em setembro, de acordo com o novo decreto estadual, que permitia o atendimento de atividades extracurriculares, o Cemaem retornou obedecendo aos critérios estabelecidos pela Sesa e Vigilância Sanitária, permanecendo assim até o mês de dezembro.
Atividades remotas
“Neste ano, o Cemaem iniciou seus atendimentos com 50% da capacidade, respeitando o novo decreto, mas logo tivemos que paralisar as atividades presenciais, retomando o formato anterior, ou seja, remoto. Atualmente, desde o dia 7 de abril, voltamos ao atendimento presencial facultativo, ficando a critério dos responsáveis este retorno e continuamos com o atendimento e atividades remotas, para aqueles que assim optaram. Estamos trabalhando com 30% da capacidade da instituição, obedecendo todas as normas de segurança do último decreto. Ao final de cada atendimento estão sendo higienizados o espaço e todos os materiais utilizados, não permitindo a entrada de terceiros, evitando assim a aglomeração e o contato direto com os atendidos”, ressalta Maria Eliza.