17.4 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 18 de junho de 2025

Edição 8.228

18/06/2025

SAÚDE EM BELTRÃO

Cintia diz que farmácia na UPA será implementada em 2025

Cíntia Ramos, que vai assumir a Secretaria de Saúde.

JdeB – Cintia Ramos já foi secretaria da Saúde de Francisco Beltrão, cargo que voltará a ocupar a partir de janeiro, na gestão de Antônio Pedron (MDB) e Lurdinha Bertani (Podemos). Ela também já esteve à frente da 8 Regional de Saúde e do Hospital Regional. Atualmente, desde novembro, ela coordena a equipe de transição do futuro governo municipal. Cintia, 54 anos, também foi entrevistada no Diário da Informação. Ela comentou que uma das promessas de campanha da coligação “Beltrão no caminho certo” (MDB, Podemos, Novo, PDT, PSB, PRD, PP e União Brasil), a farmácia popular na UPA, será implementada no decorrer do ano que vem.

“Dentro das propostas da campanha do Pedron e da Lurdinha, essa proposta da farmácia popular teve um destaque bastante expressivo e a comunidade solicitou. A ideia é fazermos uma ampliação no prédio existente da UPA, porque hoje não há espaço para uma ampliação, e que essa farmácia funcione 24 horas. Penso em algo anexo ao prédio da UPA, algo que não é tão difícil de fazer. A previsão que a gente quer é que durante 2025 possamos estar executando isso. Já vamos estar trabalhando desde o início para concretizar isso”, comentou Cintia.

Mais profissionais na saúde

- Publicidade -

Cintia também falou sobre mais profissionais para a saúde. “Pedron e Lurdinha nos solicitaram para que a gente  encaminhe um concurso público. Nós teremos, no ano que vem, a publicação do edital. Nós queremos fazer com a maior brevidade possível. Enquanto tramita o concurso, nós vamos deflagrar um PSS, que é um processo seletivo simplificado, porque o PSS existente hoje só vai até dia 31. Então, o prefeito Pedron não terá dispositivo legal para contratar nos primeiros meses de janeiro. E isso é uma preocupação muito grande. Nós não podemos deixar nem um ponto de atenção descoberto sem profissionais para trabalhar, seja em qualquer área. Já fizemos um levantamento: vamos precisar em torno de 20 pessoas de imediato, 20 profissionais, porque os contratos estão se exaurindo. O contrato tem data, com início e fim. Então, estamos pedindo para a atual gestão convocar. Isso é uma preocupação muito grande. A equipe de transição do Pedron está conversando com a equipe de transição e do atual prefeito [Cleber Fontana, PSDB], para que isso se organize e que a gente tenha serviços à disposição da população, sem interrupção, no início de janeiro”.

Samu

Cintia também comentou que esteve na assembleia do Ciruspar e foi levantada a questão da dívida do município com o Samu. “Nós estamos acompanhando essa pendência e se não houver o pagamento, com certeza o Pedron vai efetuar o pagamento em janeiro mesmo porque o Samu não pode parar.”

Ela também falou sobre a dengue e o trabalho de prevenção e cuidado que exigirá, discorreu sobre o Hospital Geral Intermunicipal, que ela participou do projeto inicial, em 2017, quando estava na 8 Regional de Saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques