15.9 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 17 de junho de 2025

Edição 8.227

17/06/2025

Coloproctologista destaca cuidados essenciais com a saúde intestinal


Sangramento nas fezes, dor abdominal, perda de peso inexplicada, alterações no hábito intestinal, incontinência fecal, lesões ou secreções na região anal difíceis de cicatrizar devem ser investigados.


O Sudoeste do Paraná conta com uma nova especialista em coloproctologia: a Dra. Emanuella Cirino. Com um olhar acolhedor, ela chega para oferecer atendimento humanizado na prevenção, diagnóstico, e tratamento de doenças do intestino, reto e ânus. “Um coloproctologista previne e trata clínica e cirurgicamente as doenças do intestino, reto e ânus”, explica a médica. Entre os problemas mais comuns tratados por ela estão hemorroidas, fissuras anais, fístulas, prolapso do reto, doenças inflamatórias intestinais como a Doença de Crohn e a retocolite ulcerativa, além do câncer colorretal.

Dra. Emanuella Cirino atende em Beltrão e Pato Branco.
Dra. Emanuella Cirino atende em Beltrão e Pato Branco.

Prevenção é a chave
Segundo a Dra. Emanuella, o câncer de intestino está entre as principais causas de morte no Brasil, mas pode ser evitado com exames preventivos como a colonoscopia. “A prevenção é importante porque é possível! O exame de colonoscopia possibilita que o paciente, com ou sem sintomas, tenha diagnóstico e tratamento (retirada) de lesões pré-câncer ou mesmo de um câncer em estágio inicial”, destaca.
Ela reforça que a idade ideal para iniciar a prevenção é aos 45 anos, mesmo sem sintomas. “Devido ao aumento de novos casos de câncer colorretal em população mais jovem, diversas sociedades médicas internacionais recomendam o início da colonoscopia já aos 45”, explica.

Sintomas que merecem atenção
A coloproctologista orienta que sinais como sangramento nas fezes, dor abdominal, perda de peso inexplicada, alterações no hábito intestinal (como diarreia persistente ou intestino preso), incontinência fecal, lesões ou secreções na região anal difíceis de cicatrizar devem ser investigados. “Um hábito intestinal normal varia entre uma a três evacuações por dia ou até uma a cada três dias, desde que sem desconforto. Fora disso, é interessante uma avaliação”, alerta.

- Publicidade -

Atendimento respeitoso
Ciente de que ainda há certo tabu em buscar ajuda para problemas intestinais, a doutora encara essa realidade com leveza: “Escolhi acolher os pacientes que têm necessidade de cuidar do intestino, reto e ânus, apesar de qualquer receio ou vergonha, buscando desmistificar esse tabu. Afinal, todos nós precisamos de uma saúde intestinal em dia, sem ela não vivemos bem.”
Durante as consultas, a médica escuta atentamente os sintomas e só realiza exames físicos com discrição e cuidado. “O exame de toque retal e a anuscopia fazem parte do exame físico, mas, dependendo do caso, podemos adiar ou programar a realização sob sedação”, detalha.

Hábitos saudáveis
Dra. Emanuella também reforça a importância dos hábitos saudáveis no dia a dia para manter o intestino funcionando bem. “O primeiro remédio e primeira medida preventiva para muitas doenças é um hábito alimentar saudável com ingestão adequada de água diariamente!”, afirma.
Ela recomenda ingerir frutas, verduras, legumes, beber pelo menos 8 copos de água por dia, evitar o consumo excessivo de carnes processadas, industrializados e gorduras, além de não fumar e praticar atividade física regularmente.

Trajetória e vocação
Formada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Francisco Beltrão, Dra. Emanuella concluiu sua graduação em Medicina em 2021. Fez residência em área cirúrgicano Hospital de Clínicas da UFPR, em Curitiba, e residência em coloproctologia no Hospital Universitário Cajuru, também na capital paranaense.
“Sempre tive afinidade com as doenças do trato digestivo baixo e sempre quis ser cirurgiã. A coloproctologia proporciona a vivência dessas paixões de forma muito versátil”, relata. A especialidade, segundo ela, une atendimento clínico, cirurgias e exames, permitindo um cuidado completo ao paciente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques