Criada pela instituição em 2011, campanha que transformou a saúde do homem no Brasil terá diversas ações neste ano. AlmapBBDO assina as peças que marcam as iniciativas do LAL para Novembro Azul de 2021
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Para celebrar os 10 anos do Novembro Azul, o Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) lança a campanha “Cuide do que é seu”, criada pela AlmapBBDO. Durante todo o mês de novembro, serão realizadas inúmeras ações para alertar sobre a importância de adotar hábitos saudáveis, do diagnóstico precoce e da realização dos exames necessários para detectar o câncer de próstata e outras enfermidades. Há 10 anos, o LAL vem lembrando aos homens sobre a importância de cuidar da própria saúde. E é disso que a campanha do Novembro Azul deste ano fala. As peças mostram a importância deles assumirem esse papel de protagonismo e lembrarem, de uma maneira geral, das coisas que parecem que esquecem – mas não deveriam -, como fazer exames preventivos e procurar médicos com regularidade. A Almap assina a identidade visual, bem como todo conteúdo das redes sociais e demais peças que envolvem o guarda-chuva de comunicação para conscientização da importância da prevenção para o Novembro Azul de 2021. Na concepção das peças foi utilizada linguagem que usa uma sobreposição com elementos gráficos para trazer o storytelling de um cenário e estatísticas relevantes sobre a realidade dos casos, a quebra do tabu e o aculturamento. A ideia é deixar claro, entre outras mensagens, que quando se tem um diagnóstico precoce, as chances de cura são muito maiores. É o caso do câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, cujo índice de tratamento com sucesso chega a 90% dos casos se detectados no início. A campanha estará em vários meios com um alerta para os homens dedicarem mais atenção à saúde e compreende ainda desdobramentos com ações especiais ao longo de todo novembro, mostrando que “cuidar do que é seu”, significa cura.
#CuideDoQueESeu
Ficha Técnica
Agência: AlmapBBDO CCO: Luiz Sanches Diretores de Criação Executivos: André Gola, Pernil, Marcelo Nogueira Criação: André Gola, Breno Ribeiro, Daniell Rezende Motion Design: Caio Bananeira Produção Gráfica: Marcos de Souza Atendimento: Chris Bock Mídia: Luana Gallizzi Aprovação do cliente: Marlene Oliveira
Criação e evolução do Novembro Azul
Em 2011, ao desenvolver a campanha, o objetivo era o de alertar a população masculina brasileira em relação à importância da conscientização sobre o câncer de próstata. O Novembro Azul é uma evolução da campanha “Um toque um drible”, criada pelo LAL em 2008 e que, na época, falava prioritariamente da importância de realizar o exame para o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
“Em 2011, decidimos evoluir e, inspirados pelo Outubro Rosa, lançamos no Brasil o Novembro Azul, para dar mais visibilidade ao tema e envolver toda a população, não apenas a masculina, pois já era consenso que muitos homens ‘terceirizam’ os cuidados com a sua saúde para esposas, companheiras, filhas e irmãs. Achávamos que, com esse novo enfoque, a ação se tornaria maior e mais impactante e seria uma chamada para que os homens brasileiros mudassem sua atitude em relação à saúde, deixassem o preconceito com o exame do toque retal e entendessem que essa é a melhor forma de diagnosticar a doença, precocemente. Hoje, 10 anos depois, vimos que estávamos certos”, comenta Marlene Oliveira, Presidente e Fundadora do Instituto Lado a Lado Pela Vida.
A Campanha foi um divisor de águas no que se refere à saúde do homem no Brasil. Antes dela, não havia nenhuma iniciativa dedicada a alertar a população masculina para a importância dos cuidados com a saúde. “Pouco se falava sobre câncer de próstata e quando isso ocorria, vinha sempre acompanhado do preconceito com relação ao exame do toque retal. Uma parcela dos homens ainda acha que o procedimento pode influenciar a sua virilidade e masculinidade. É fundamental conscientizar a todos que o exame é essencial para o diagnóstico do câncer de próstata, que complementa o exame de sangue PSA”, ressalta a presidente do LAL.
Outra conquista importante é com relação às políticas públicas. O Instituto Lado a Lado pela Vida é parceiro do Ministério da Saúde e participa ativamente das discussões encabeçadas pela Coordenação de Saúde do Homem, departamento de ações programáticas e estratégicas, que está dentro da Secretaria de Atenção Primária à Saúde.
Sobre Instituto Lado a Lado Pela Vida (LAL) Fundado em 2008, o Instituto LAL é a única organização social brasileira que se dedica simultaneamente às duas principais causas da mortalidade – o câncer e as doenças cardiovasculares – além do intenso trabalho relacionado à saúde do homem. Sua missão é mobilizar e engajar a sociedade e gestores da saúde, contribuindo para ampliar o acesso aos serviços, da prevenção ao tratamento, e mudar para valer o cenário da saúde no Brasil. Trabalha para que todos os brasileiros tenham informação e acesso à saúde digna e de qualidade, em todas as fases da vida. Além do?Novembro?Azul, o Instituto Lado a Lado pela Vida é o idealizador das campanhas Respire Agosto, Siga seu Coração, Mulher Por Inteiro e #LivreSuaPele.
Sobre a ALMAPBBDO Liderada por Luiz Sanches e Filipe Bartholomeu, a AlmapBBDO é uma powerhouse de criatividade e negócios que se reinventa todos os dias. Sua crença fundamental é de que a criatividade é protagonista na geração de valor para as marcas, no crescimento dos negócios dos seus clientes e, não menos importante, na transformação das pessoas. Porque as pessoas são o centro da cultura da agência e, por lá, elas criam vínculos duradouros. Assim como seus clientes. Essa consistência fez da Almap a Agência Global dessa Década, título recebido pelo Cannes Lions. Assim como segue fazendo da agência a empresa brasileira mais eficaz da América Latina, segundo o Effie Latam. Mais informações no site www.almapbbdo.com.br |