4 C
Francisco Beltrão
sexta-feira, 30 de maio de 2025

Edição 8.215

30/05/2025

Com o tema “Cuide do que é seu”, Instituto Lado a Lado pela Vida celebra 10 anos do Novembro Azul

Criada pela instituição em 2011, campanha que transformou a saúde do homem no Brasil terá diversas ações neste ano. AlmapBBDO assina as peças que marcam as iniciativas do LAL para Novembro Azul de 2021

 
 
 

Para celebrar os 10 anos do Novembro Azul, o Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) lança a campanha “Cuide do que é seu”, criada pela AlmapBBDO. Durante todo o mês de novembro, serão realizadas inúmeras ações para alertar sobre a importância de adotar hábitos saudáveis, do diagnóstico precoce e da realização dos exames necessários para detectar o câncer de próstata e outras enfermidades.

 Há 10 anos, o LAL vem lembrando aos homens sobre a importância de cuidar da própria saúde. E é disso que a campanha do Novembro Azul deste ano fala. As peças mostram a importância deles assumirem esse papel de protagonismo e lembrarem, de uma maneira geral, das coisas que parecem que esquecem – mas não deveriam -, como fazer exames preventivos e procurar médicos com regularidade.

- Publicidade -

 A Almap assina a identidade visual, bem como todo conteúdo das redes sociais e demais peças que envolvem o guarda-chuva de comunicação para conscientização da importância da prevenção para o Novembro Azul de 2021.

 Na concepção das peças foi utilizada linguagem que usa uma sobreposição com elementos gráficos para trazer o storytelling de um cenário e estatísticas relevantes sobre a realidade dos casos, a quebra do tabu e o aculturamento. A ideia é deixar claro, entre outras mensagens, que quando se tem um diagnóstico precoce, as chances de cura são muito maiores. É o caso do câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, cujo índice de tratamento com sucesso chega a 90% dos casos se detectados no início.

 A campanha estará em vários meios com um alerta para os homens dedicarem mais atenção à saúde e compreende ainda desdobramentos com ações especiais ao longo de todo novembro, mostrando que “cuidar do que é seu”, significa cura. 

 

#CuideDoQueESeu

 

Ficha Técnica

 

Agência: AlmapBBDO

CCO: Luiz Sanches

Diretores de Criação Executivos: André Gola, Pernil, Marcelo Nogueira

Criação: André Gola, Breno Ribeiro, Daniell Rezende

Motion Design: Caio Bananeira

Produção Gráfica: Marcos de Souza

Atendimento: Chris Bock

Mídia: Luana Gallizzi

Aprovação do cliente: Marlene Oliveira

 

Criação e evolução do Novembro Azul

 

Em 2011, ao desenvolver a campanha, o objetivo era o de alertar a população masculina brasileira em relação à importância da conscientização sobre o câncer de próstata. O Novembro Azul é uma evolução da campanha “Um toque um drible”, criada pelo LAL em 2008 e que, na época, falava prioritariamente da importância de realizar o exame para o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

 

“Em 2011, decidimos evoluir e, inspirados pelo Outubro Rosa, lançamos no Brasil o Novembro Azul, para dar mais visibilidade ao tema e envolver toda a população, não apenas a masculina, pois já era consenso que muitos homens ‘terceirizam’ os cuidados com a sua saúde para esposas, companheiras, filhas e irmãs. Achávamos que, com esse novo enfoque, a ação se tornaria maior e mais impactante e seria uma chamada para que os homens brasileiros mudassem sua atitude em relação à saúde, deixassem o preconceito com o exame do toque retal e entendessem que essa é a melhor forma de diagnosticar a doença, precocemente. Hoje, 10 anos depois, vimos que estávamos certos”, comenta Marlene Oliveira, Presidente e Fundadora do Instituto Lado a Lado Pela Vida.

 

A Campanha foi um divisor de águas no que se refere à saúde do homem no Brasil. Antes dela, não havia nenhuma iniciativa dedicada a alertar a população masculina para a importância dos cuidados com a saúde. “Pouco se falava sobre câncer de próstata e quando isso ocorria, vinha sempre acompanhado do preconceito com relação ao exame do toque retal. Uma parcela dos homens ainda acha que o procedimento pode influenciar a sua virilidade e masculinidade. É fundamental conscientizar a todos que o exame é essencial para o diagnóstico do câncer de próstata, que complementa o exame de sangue PSA”, ressalta a presidente do LAL.

 

Outra conquista importante é com relação às políticas públicas. O Instituto Lado a Lado pela Vida é parceiro do Ministério da Saúde e participa ativamente das discussões encabeçadas pela Coordenação de Saúde do Homem, departamento de ações programáticas e estratégicas, que está dentro da Secretaria de Atenção Primária à Saúde.

 

 

Sobre Instituto Lado a Lado Pela Vida (LAL) 

Fundado em 2008, o Instituto LAL é a única organização social brasileira que se dedica simultaneamente às duas principais causas da mortalidade – o câncer e as doenças cardiovasculares – além do intenso trabalho relacionado à saúde do homem. Sua missão é mobilizar e engajar a sociedade e gestores da saúde, contribuindo para ampliar o acesso aos serviços, da prevenção ao tratamento, e mudar para valer o cenário da saúde no Brasil. Trabalha para que todos os brasileiros tenham informação e acesso à saúde digna e de qualidade, em todas as fases da vida. Além do?Novembro?Azul, o Instituto Lado a Lado pela Vida é o idealizador das campanhas Respire Agosto, Siga seu Coração, Mulher Por Inteiro e #LivreSuaPele.

 

Sobre a ALMAPBBDO

Liderada por Luiz Sanches e Filipe Bartholomeu, a AlmapBBDO é uma powerhouse de criatividade e negócios que se reinventa todos os dias. Sua crença fundamental é de que a criatividade é protagonista na geração de valor para as marcas, no crescimento dos negócios dos seus clientes e, não menos importante, na transformação das pessoas. Porque as pessoas são o centro da cultura da agência e, por lá, elas criam vínculos duradouros. Assim como seus clientes. Essa consistência fez da Almap a Agência Global dessa Década, título recebido pelo Cannes Lions. Assim como segue fazendo da agência a empresa brasileira mais eficaz da América Latina, segundo o Effie Latam. Mais informações no site www.almapbbdo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques