Resultados positivos e negativos deverão ser comunicados às autoridades.
A Anvisa autorizou nesta semana que estabelecimentos farmacêuticos possam realizar testes rápidos para detectar a Covid-19. Apesar de recente, a decisão já está fazendo com que muitas farmácias e drogarias se organizem para disponibilizar o novo serviço aos pacientes, inclusive em Francisco Beltrão.
O proprietário das farmácias Bellpharma, Adriano Lazzari, já encomendou uma remessa de testes e aguarda a chegada para oferecer a novidade aos clientes. “Não temos uma data certa, mas provavelmente que na próxima semana estaremos com os testes”, conta. O exame oferecido é o que identifica a presença de anticorpos IgG e IgM no organismo, através da coleta de sangue (como no teste de diabetes), e é indicado após alguns dias de sintomas. Os exames só podem ser disponibilizados por farmácias que tenham local adequado para a coleta.
[relacionadas]
Atualmente os testes rápidos são feitos somente em laboratório e pelo poder público. Segundo a resolução federal, a autorização para os exames é temporária, enquanto perdurar a pandemia, e o procedimento deve ser realizado por farmacêutico, que deverá deixar claro ao paciente “a viabilidade da aplicação do teste específico disponível no estabelecimento ao paciente”.
A Anvisa também quer que sejam mantidos os protocolos do Ministério da Saúde, utilizando testes registrados no órgão. Todos os resultados, inclusive os negativos, precisarão ser informados pelas farmácias às autoridades de saúde.
Em contato com outras farmácias da cidade, o JdeB apurou que a situação é diferente. As redes Brava e São João informaram que, no momento, não estão disponibilizando os testes; a Preço Popular não irá fazer os exames porque não possui sala de injetáveis em suas unidades e a Nissei poderá oferecer o serviço, mas ainda não há confirmação e nem previsão.

Exames coletam sangue, identificam ou não presença de anticorpos e o resultado sai em poucos minutos.
Foto: Divulgação/Governo do RS