7.8 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

“Hospital Regional está preparado para atender casos de coronavírus”, afirma diretor técnico

Região não registrou nenhum caso suspeito de coronavírus; Paraná já tem seis confirmações.

O Hospital Regional do Sudoeste (HRS), em Francisco Beltrão, deve ser a referência para atendimentos de infectados por Covid-19 (coronavírus) caso haja diagnóstico positivo da doença na região. Até o momento, segundo o diretor-técnico da entidade, Leonardo Sombra Aranha, nenhum caso foi notificado ao hospital, mas a entidade se prepara para tratamento de infectados e proteção de demais pacientes internados. Uma reunião com diretores de hospitais de Francisco Beltrão também está programada para segunda-feira, dia 16.

A orientação, de acordo com Aranha, é que pessoas que suspeitem estar com o vírus busquem as unidades de saúde para receberem orientações primárias e avaliação técnica. “A imensa maioria dos casos, acima de 85%, não necessitam de assistência hospitalar e podem ter suporte nas unidades básicas de saúde. Então, as unidades fazem o atendimento primário e definem o encaminhamento caso haja necessidade de tratamento”, esclarece Aranha.

Diagnóstico
A doença se manifesta semelhante a uma gripe, com febre, dores de garanta e coriza. O Ministério da Saúde apontou para três situações de risco, quando, além de febre e pelo menos um dos sintomas respiratórios (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza), a pessoa tenha histórico de viagem para países onde houve transmissão da doença confirmada nos últimos 14 dias (situação viajante).

- Publicidade -

A outra situação é quando a pessoa apresente febre ou um dos sintomas respiratórios (sem necessariamente tê-los juntos) e tenha tido contato com algum caso suspeito ou confirmado de coronavírus nos últimos 14 dias (contato próximo). E a terceira, quando a pessoa teve contato domiciliar com caso confirmado de Covid-19 e apresente febre ou pelo menos um sinal de doença respiratória (contato domiciliar).

Devido aos possíveis quadros, Aranha acredita que casos na região ainda possam se manifestar, mas, devido à localização do município, eles podem estar dentro desta janela temporal de 14 a 19 dias.

Prevenção
O secretário de Saúde de Francisco Beltrão, Manoel Brezolin, reforça as orientações dadas pelo Ministério para que sejam evitados locais não ventilados e com aglomeração excessiva de pessoas e que sejam mantidos os cuidados de higiene básica: lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo e evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas. Ele pede também que pessoas recém-chegadas de viagens internacionais procurem uma unidade de saúde para realização de exames.

Paraná tem seis casos
Segundo dados do Ministério da Saúde atualizados às 15h45 de sexta-feira, 13, o Brasil estava com 1.485 casos suspeitos de Covid-19 e 85 confirmados. Só na região Sul, o número era de 230 suspeitos e 12 confirmados. Desses, seis casos no Paraná, que tinha 72 suspeitos da doença. Outros quatro casos confirmados eram do Rio Grande do Sul e dois de Santa Catarina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques