Número de casos já passa de 900, conforme o secretário de Saúde Manoel Brezolin.

JdeB – Até sábado, 19, estavam confirmados 961 casos de dengue no município de Francisco Beltrão. A maioria dos casos foram registrados dos últimos 30 dias. O problema não se restringe mais apenas aos bairros Alvorada e Nossa Senhora Aparecida. Já foram detectados casos oficiais e suspeitos também nos bairros Cango, Jardim Floresta e Miniguaçu, além de um outro bairro.
As equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão realizando visitas aos domicílios e a caminhoneta com o equipamento de fumacê está passando em áreas em que foram confirmados casos de dengue ou pessoas suspeitas e também naqueles bairros onde há muita incidência do mosquito Aedes aegypti.
O secretário municipal de Saúde, Manoel Brezolin, diz que a caminhoneta com o fumacê é mais rápida e tem maior abrangência. Mas também acaba matando outros tipos de insetos, como as abelhas.
Outras equipes utilizam os equipamentos de fumacê costal para passar pelos domicílios também em áreas ou bairros onde há menos problemas da dengue.
As equipes de fumacê costal e com a caminhoneta estão trabalhando no começo da manhã, das 5 às 7 horas, e a partir das 16h.
Os agentes de combate a endemias (ACE) e militares do 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado/Exército estão ajudando a reforçar o trabalho de combate ao mosquito e locais que podem servir de criadouros para a proliferação do Aedes. O pessoal do Exército tem ido alguns dias para ajudar neste trabalho.
Manoel Brezolin, diz que está sendo planejada a realização de um arrastão na cidade com a participação de outros setores. A intenção é fazer um dia D, de combate ao Aedes, em vários bairros tendo como trabalho principal eliminar criadouros do Aedes.
Atendimentos na UPA
Nos últimos dias houve um aumento de pacientes atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O secretário de Saúde ressalta que já teve épocas de atendimento bem maior que a situação atual.
O número de médicos por plantão foi aumentado visando o atendimento às pessoas. São quatro médicos em período normal, mas devido ao aumento no número de pacientes, na maior parte do tempo são sete médicos prestando atendimentos.
Porém, Manoel explica que em relação a outras doenças, a consulta do médico para o diagnóstico de dengue é mais demorada, há necessidade dos exames e se for preciso já é preciso medicar e aplicar soro.
Manoel acrescenta que o período de internamento do paciente é maior.
Pato Branco, Realeza e Salto do Lontra fazem mutirões
A Coordenadoria de Combate a Endemias da Prefeitura Salto do Lontra realiza de 21 a 25, mutirão de combate à dengue.
O coordenador de combate a Endemias, Everton Bandeira, explicou como será. “Pedimos aos moradores que façam a limpeza em suas residências e em seus terrenos, recolham todo e qualquer tipo de material que possa acumular água, coloquem em sacos plásticos e deixem em frente as suas casas, pois durante a semana estaremos passando, fazendo o recolhimento e dando a destinação correta. Quem utiliza cisternas, tambores ou mesmo baldes para captação de água da chuva, pedimos que retirem a água, façam a limpeza e não usem por no mínimo 90 dias.”
Pato Branco faz mutirão
Hoje começa o mutirão de limpeza em combate a dengue nos bairros Pinheiros, Brasília, Bancários e Cadorin. Se possível, também peço para reforçar a divulgação em seus veículos de comunicação para a população deixar os lixos, especialmente os que possam ser criadouros da da larva do mosquito, em frente às residências.
Em Realeza, arrastão de combate
Na cidade de Realeza o arrastão de combate ao mosquito Aedes aegypti ocorreu no último sábado, dia 19, com a participação de servidores públicos e a colaboração da população que descartou entulho e lixo.
Capanema
A Secretaria Municipal de Saúde de Capanema vem realizando trabalhos de combate ao mosquito da dengue, juntamente a população para diminuir a proliferação do mosquito propagador do vírus.