Os furinhos indesejáveis na pele são mais fáceis de surgir no corpo feminino do que no masculino.

Foto: Thinkstock
Dino – Por mais que a gente adore colocar a culpa no refrigerante, a celulite aparece mais no corpo delas por razões ligadas ao organismo de cada um dos sexos. De acordo com a dermatologista Valéria Marones, o tecido adiposo do homem é diferente do da mulher. No feminino, existem septos (traves que permeiam as células de gordura) que são finas e retas e estão ligadas da superfície até o tecido, e que formam os famosos furinhos da celulite. Já os septos masculinos são grossos e mais resistentes, e ficam dispostos de maneira oblíqua. Quando ele ganha peso, a gordura vai para o fundo, enquanto as mulheres projetam para fora.
O hormônio produzido por elas, o estrogênio, faz com que as mulheres retenham mais líquido. Isso se agrava quando somado às oscilações que ocorrem em períodos como a menstruação e a gravidez. O hormônio feminino também manda a gordura direto para glúteos e coxas, exatamente onde a celulite costuma dar as caras. Quando os músculos fortes da região se contraem, a pele é puxada e lá aparecem os furinhos. Já a testosterona produzida pelo organismo dos homens manda a gordura consumida direto para o abdômen, ou seja, os rapazes têm mais facilidade para ganhar aquela barriguinha.
Causas diversas
A celulite pode ter várias causas, como fator genético e hereditário, problemas circulatórios, ingestão de hormônios, como anticoncepcionais, e estilo de vida desregulado, com má alimentação e sedentarismo. Geralmente, a celulite feminina aparece desde jovem até a idade adulta, nas coxas, quadril e nádegas. No caso dos homens, os furinhos geralmente dão as caras em homens mais velhos e com sobrepeso, na região abdominal.
O tratamento da celulite consiste em diminuir o número de células de gordura localizada para que se melhore a drenagem do local e a retenção de líquidos. Para prevenir os tão incômodos furinhos, é necessário ter uma dieta equilibrada, rica em fibras e pobre em gorduras e açúcar. Outros cuidados recomendados são evitar o sal em excesso, cigarro e bebidas alcoólicas e ingerir bastante líquido. E nunca custa lembrar o quão importante é a prática de exercícios físicos regulares.