10 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

Regional de Saúde reunirá chefes de órgãos públicos para discutir o combate à dengue

Em uma semana foram detectados 1.550 novos casos da doença no Estado.

A chefe da 8ª Regional de Saúde, Maria Izabel Cunha, coordenou reunião na manhã de ontem, em Francisco Beltrão, com os secretários de Saúde dos 27 municípios. Por determinação do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, devem ser criados os comitês regionais intersetoriais de combate ao mosquito Aedes aegypti nos municípios que sediam órgãos de Governo do Estado.

Maria Izabel pediu que os municípios que já têm seus comitês façam mobilizações de combate ao mosquito e os que não têm ou estão inativos, que sejam ativados.

Amanhã, às 9h, na sala de reuniões da 8ª Regional de Saúde, estarão reunidos os chefes de núcleos de governo em Francisco Beltrão, demais representantes de instituições públicas ou civis para debater sobre o comitê intersetorial de combate à dengue. Outras entidades, como a Amsop e Senac, também foram convidadas.

- Publicidade -

A Coordenação de Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde do Paraná participou ontem de reunião com apoiadores do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-PR) para atualização das informações sobre a situação da dengue. O Cosems, que integra o Comitê Intersetorial da Dengue no Paraná, atua com apoiadores junto aos municípios e ampliará a divulgação das medidas preventivas e suporte técnico e estratégico aos municípios.

“Neste momento, estamos articulando movimento para que os municípios apoiem uns aos outros. As cidades com menor registro de casos de dengue podem auxiliar as que estão em epidemia ou alerta para a dengue”, explicou a coordenadora técnica do Cosems, Marina Martins.

1.550 casos numa semana
O boletim semanal divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, de terça-feira, 21, registra 7.618 casos confirmados de dengue no Paraná; 1.550 a mais que a publicação anterior, que somava 6.068. O aumento desta semana corresponde a 25,54%. Comparado em relação ao ano de 2019, este aumento chega a 4.846%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques