Saúde
Numa semana a demanda por exames da Covid-19 aumentou 30%, na Unimed de Francisco Beltrão. O boletim divulgado, segunda-feira, 13, pela equipe de atenção à saúde da Cooperativa indica que foram realizadas 355 solicitações de exames desde o dia 17/3/2020, ou seja, 82 exames a mais do que na semana passada quando até então tinham sido requeridos 273. Se considerar o boletim de 29 de junho, quando as solicitações somavam 205, o aumento percentual é de 73%.
O relatório desta semana demonstra que 149 foram para beneficiários da Unimed Francisco Beltrão dentro da área de ação; 121 foram para beneficiários da Unimed Francisco Beltrão em outros locais do Brasil; e 85 foram de beneficiários de outras Unimeds dentro da área de ação da cooperativa beltronense.
Dos 355 exames, 24 deram resultados positivos (aumento de 60% sobre o boletim anterior), sendo 12 de beneficiários residentes em Francisco Beltrão, dois residentes do litoral de Santa Catarina, um residente em Brusque, dois residentes em Blumenau, um residente em Cascavel, dois residentes em Rondonópolis, dois residentes em Espírito Santo, um residente no Distrito Federal e um residente em Goiás. A Unimed Francisco Beltrão ainda aguarda o resultado dos exames de 43 pacientes.
A diretora-presidente da Unimed Francisco Beltrão, dra. Wemilda Marta Fregonese Feltrin, entende que é natural este aumento de exames na medida em que mais pessoas confirmam exame positivo para Covid-19. Há um efeito dominó, pois mais familiares, amigos e colegas de trabalho tendem a fazer o exame também. O que é importante na visão dela, é que a gravidade dos casos não está alta em Francisco Beltrão. Ela avalia que o resultado positivo e a taxa de recuperação dos pacientes se deve ao tratamento precoce conforme o protocolo do Ministério da Saúde. Dr. Márcio Pedro Martins, diretor de Operações e Saúde, lembra ainda que o volume alto de exames em julho se justifica pelo fato de que o Paraná foi um dos últimos estados a enfrentar o pico da doença no Brasil.