Cada vez mais popular, a lipoaspiração é atualmente a cirurgia plástica mais realizada no Brasil. Segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica, o interesse por esse procedimento continua a crescer anualmente e já representa a segunda intervenção estética mais feita no País. Se você estiver pensando em realizar uma lipoaspiração, confira as informações mais importantes sobre esse procedimento antes de se decidir.
Objetivos da lipoaspiração
O objetivo da lipoaspiração é retirar a gordura acumulada que não sai, mesmo com uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos. Várias partes do corpo podem ser submetidas à cirurgia, como as pernas, os braços e a barriga. O que determina a possibilidade de fazer a lipoaspiração é a localização da região em que se deseja retirar a gordura: se for próximo a algum órgão, em virtude de possíveis danos, o procedimento não é realizado.
O procedimento
O procedimento básico adotado na lipoaspiração é a aspiração da gordura por meio de cânulas que são ligadas a um aparelho a vácuo. Para que o paciente não sinta desconforto durante a cirurgia, o médico aplica uma anestesia, que pode ser local ou geral, dependendo de cada caso.
Pós-operatório
O pós-operatório da lipoaspiração costuma ser tranquilo e rápido. Cerca de 15 dias depois da cirurgia, o paciente já pode retomar a maior parte das suas atividades rotineiras. O único incômodo ocorre na região operada, que deve ficar encoberta com uma cinta para cicatrizar e fica inchada nas primeiras horas depois da cirurgia.
Resultados não definitivos
Embora tenha excelentes resultados, a lipoaspiração por si só não basta. Caso o paciente queira ter o corpo daquele jeito por anos, é necessário adotar hábitos saudáveis para que a gordura não volte a se acumular.
Quem está apto a fazer a lipoaspiração
Como toda cirurgia, a lipoaspiração é delicada e deve ser feita por um especialista nesse tipo de procedimento ou poderá comprometer a saúde. Em virtude disso, os interessados em fazer essa cirurgia precisam procurar um profissional de confiança, que saiba responder as dúvidas e tenha realizado outros procedimentos cirúrgicos antes.