6.1 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Médicos da região são capacitados sobre encaminhamento de pacientes para ortopedia

Proposta é tornar os processos da rede de saúde pública mais eficientes.

Profissionais que atuam nos 27 municípios da microrregião participaram das palestras em dois dias de evento.

Profissionais médicos que atuam nos 27 municípios da microrregião de Francisco Beltrão participaram de uma série de palestras e debates com especialistas em ortopedia. Organizado pela Secretaria de Saúde e CRE, o evento aconteceu na semana passada, na Unipar, e faz parte das ações para criar protocolos de atendimento visando melhorar a eficiência dos encaminhamentos para esta especialidade médica.

As palestras foram ministradas por médicos do Centro Ortopédico Beltronense (COB), que apoia a iniciativa com as capacitações e sugestões. “Um ponto muito positivo é essa abertura que a rede de saúde está dando aos profissionais, para debater e sugerir melhorias que vão se refletir, a médio e longo prazo, em atendimentos mais assertivos e com mais qualidade, reduzindo também a fila de espera de pacientes”, comenta o médico ortopedista Diogo Kussakawa.

A ideia central do evento é que os médicos ortopedistas pudessem explanar sobre os problemas mais comuns nos pacientes e como eles podem ser tratados inicialmente pelo clínico geral, antes de serem encaminhados ao especialista. Segundo a Prefeitura, a área de ortopedia é, hoje, um dos maiores gargalos da rede de saúde e estima-se que cerca de três mil pacientes estejam na fila de espera por uma consulta ou exame.

- Publicidade -

“Com essa capacitação, esperamos contribuir para que essa fila seja reduzida, buscando melhorar a gestão e o trabalho integrado entre profissionais, melhorando a resolutividade para o paciente”, explica a diretora da ARSS/CRE, Ivone Faust Sponchiado. Junto com a formação dos médicos, um protocolo de atendimento está sendo elaborado e servirá de base para os atendimentos iniciais na rede de saúde.

Palestras
Durante os dois dias de capacitação, foram realizadas palestras sobre coluna e dores nas costas, cirurgia e problemas nas mãos (principalmente ligados a atividades ocupacionais e lesões), ortopediatria e problemas em joelhos, ombros, pés, tornozelos e quadril. Além do dr. Diogo Kussukawa, outros médicos do COB ministraram a formação, entre eles os doutores Gustavo Vicenzi, Kosmos Nicolaou, Haiana Cavalheiro, Marcos Picini, Mario Martins e Ricardo Lass.

“Abordamos algumas patologias comuns, como as lesões de menisco, ligamentares e artrose, e que, em muitos casos, podem ser tratadas nas unidades de saúde”, explicou o dr. Ricardo Lass.

O médico ortopedista doutor Ricardo Lass, do COB, foi um dos palestrantes e falou sobre lesões no joelho.

Fotos: Leandro Czerniaski/JdeB

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques