Eles foram adquiridos de um canil especializado em adestramento de cães para a área de segurança pública de Goiás.

O canil da Rotam (Ronda Ostensiva Tático Móvel), do 21º BPM de Francisco Beltrão, ganhou o reforço de dois novos cães policiais no final do ano passado. Desde novembro, Iron, um pastor Belga Malinois, e Chris, um pastor Cinza, estão sendo empregados em várias operações da Polícia Militar. Eles foram adquiridos de um canil especializado em adestramento de cães para a área de segurança pública de Goiás. Cada um deles custou R$ 14 mil e o dinheiro foi viabilizado através do Conselho da Comunidade.
Segundo o soldado Machado, o investimento se justifica em função dos benefícios à sociedade que o trabalho dos cães resultará na busca por entorpecentes e armas em toda a região. O canil da Rotam já conta com o pastor Belga Malinois Baruc, de criação própria.
Treinamento especializado
Machado salienta que os dois cães vieram com o treinamento iniciado por um dos adestradores mais experientes do País, Hugo Ribeiro, que treina, inclusive, cachorros para o emprego das forças de segurança norte americanas. Os animais são escolhidos a partir de uma seleção genética. Machado, que fez um curso de especialização no mesmo canil, dará sequência ao adestramento, no dia a dia da corporação. “É um treinamento moroso e permanente”, frisa.
Trabalho fundamental pra PM
O tenente Bernardo Ceosenza, comandante da Rotam, diz que o trabalho do canil é muito importante. “Uma equipe sempre está de sobre aviso para atuar em operações em que há suspeição de presença de drogas e armas.” Segundo ele, os cães de faro são fundamentais para a PM e o investimento se justifica pela quantidade de acionamentos. O oficial da PM diz que uma dúvida muito comum da população – pelo contato muito próximo – é se os cães acabam se viciando em drogas.
Conforme disse, não passa de um mito, pois os cães sequer têm contato físico direto com os entorpecentes, pois faria mal para a saúde dos animais. Eles são adestrados em um sistema de recompensas. “Se ele encontra a droga ou a arma ganha a bolinha para brincar, então na cabeça dele é uma brincadeira.”
Nova viatura
A Rotam/Canil foi contemplada recentemente com uma nova viatura para transporte dos policiais e cães. O veículo é específico para o trabalho e foram contemplados os municípios que mantinham canis ativos e vinham apresentando resultados efetivos. Soldado Machado – cão Iron; Soldado Paz – cão Chris; Soldado Luiz Carlos – cão Baruc.
Cadela Gaia para doação
A cadela Gaia, da raça pastor Belga Malinois, está se aposentando após seis anos de serviços prestados à Polícia Militar. Tenente Bernardo diz que a equipe está procurando um novo lar para ela. “Quando os animais se aposentam não são abandonados, procuramos alguém que possa adotar, que tenha as características necessárias para ter o cão e o um termo de compromisso é assinado para garantir que ele será bem cuidado.”
Confira o resultado do emprego dos cães Canil 21º BPM desde novembro de 2019
26 – Locais vistoriados
32 – Ocorrências atendidas
8 – Patrulhamento e PB em parques municipais
8 – Apresentações diversas a comunidade
47 – Treinos de faro
5 – Veículos recolhidos
0,199 – Gramas de cocaína
2,315 – Kg de maconha
3 – Armas artesanais apreendidas
1 – Veículo com placas adulteradas
22 – Homens adultos presos
1 – Mulher adulta presa