Governo depositou a primeira parcela para mais de 2,5 milhões de brasileiros.
O pagamento do auxílio emergencial para MEIs, informais e desempregados iniciou quinta-feira, 9, em todo o País. Em Francisco Beltrão, levou muita gente para os bancos e lotéricas, locais onde é possível sacar a primeira parcela do benefício liberado pelo Governo Federal. Serão três parcelas de R$ 600 – até R$ 1.200 caso seja mulher chefe de família.
Na agência central da Caixa, um funcionário do banco organizava a fila para entrar na área de autoatendimento. “Tem muita gente vindo fazer saques, depósitos e transferências, mas principalmente vindo sacar os recursos disponibilizados a partir de hoje [quinta]”, afirmou o atendente. Em todas as lotéricas da cidade, a calçada era tomada pelas filas, também com muitas pessoas em busca do auxílio e outras que precisavam pagar contas.
[relacionadas]
Neste primeiro momento, foram liberados recursos para pouco mais de 2,5 milhões de brasileiros, os que já estavam inscritos no CadÚnico e possuem conta na Caixa e Banco do Brasil. Na próxima terça, uma nova remessa de pagamentos irá beneficiar quem está inscrito no cadastro e não possui conta. Depois, outras categorias devem receber o valor.
Em release enviado à imprensa, a assessoria da Caixa ressaltou que “não é necessário uma corrida às agências ou casas lotéricas para ter acesso aos recursos do auxílio emergencial”. Segundo o banco, quem receber o crédito em poupança pode movimentar o valor digitalmente pelo aplicativo, pelo Internet Banking ou mesmo utilizando o cartão de débito em suas compras.

Na agência central da Caixa, atendente controla a entrada de clientes para a área do autoatendimento.
Fotos: Leandro Czerniaski/JdeB
Poupa Tempo aberto
Na quinta à tarde, o movimento também foi grande nas unidades do Poupa Tempo, que abriram para atender exclusivamente quem precisava obter orientações ou baixar o aplicativo para se cadastrar e receber o auxílio. Uma das atendentes do Poupa Tempo da Cidade Norte comentou que a maior procura era de pessoas que já haviam feito a solicitação e estavam aguardando a confirmação do benefício. “Nestes casos, a gente orienta para aguardar e informa também sobre o calendário de pagamentos”, disse.
Receita regulariza CPFs com pendências eleitorais
Agencia Brasil – A Receita Federal informou que, em razão do atual estado de calamidade pública e da necessidade de pagamento do auxílio emergencial, foram alterados os procedimentos internos para regularizar os CPFs que apresentavam pendências eleitorais. A Receita disse que a regularização não está sendo possível neste momento junto aos cartórios eleitorais, pois estão fechados por conta da pandemia da Covid-19.
Mais de 20% da população pode ser beneficiada
Agência Brasil – A renda mínima emergencial que será concedida devido aos efeitos econômicos da pandemia de coronavírus poderá atender 20,4% da população brasileira, segundo estimativa feita pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). De acordo com o levantamento, 42,3 milhões de pessoas podem ser beneficiadas. É possível se cadastrar no aplicativo Caixa Auxílio Emergencial ou no site Auxílio Caixa; quem não recebe Bolsa Família e nem está inscrito no cadastro começará a receber até o dia 14.
