6.7 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Parceria garante verba estadual para construção de calçamento até a cidade

Prefeitura e Seab firmaram convênio para executar a obra até a PR 483.

Reichembach, Cleber, Denise e lideranças de Rio Quibebe: na assinatura.

O prefeito Cleber Fontana (PSDB) assinou ontem convênio com o Governo do Estado para a construção do calçamento da PR 483 – Bairro Água Branca – até a comunidade de Rio Quibebe, divisa dos municípios de Francisco Beltrão e Marmeleiro. Agora será feita a licitação para a definição da empresa que executará o serviço.

A assinatura aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura, contou com algumas lideranças da comunidade, do deputado Wilmar Reichembach (PSC), que viabilizou os recursos da Secretaria Estadual de Agricultura (Seab), e Denise Chiapetti Adamchuk, chefe do Núcleo Regional da Seab, que representou o governo do Estado e o secretário Norberto Ortigara.

Serão investidos mais de R$ 1 milhão, recursos da Prefeitura e do governo estadual. Serão 4,5 quilômetros de calçamento. “O projeto atende uma prioridade dos moradores daquela região. É importante esta melhoria no acesso, beneficiando quem passa pelo local diariamente e para facilitar o escoamento da produção agrícola”, comenta o prefeito Cleber.

- Publicidade -

O prefeito relata que se trata de um pleito histórico que será atendido pela administração municipal, contando com a parceria do governo do Estado. Também agradeceu o secretário Norberto Ortigara, que atendeu o pleito do município.

Serão 27 mil metros² de calçamento, com largura de seis metros e extensão de 4,5 quilômetros. A verba para o projeto é de R$ 1.043 milhão, mas devido à concorrência das empresas no processo licitatório deverá ser um pouco menor. “Queremos realizar todo este processo até o final de agosto para iniciar a obra em setembro”, disse o prefeito.

Outros trechos
Os deputados estaduais Ademar Traiano (PSDB) e Wilmar Reichembach (PSC) conseguiram empenhar algumas emendas ao orçamento de 2020 do Governo do Estado visando a construção de vários trechos de calçamentos em estradas rurais. Os trechos escolhidos serão de serras, onde caminhões e ônibus têm dificuldade de transitar nos dias de forte umidade e chuvas.

Mas uma outra comunidade próxima da cidade também deve ser contemplada com calçamento. Porém, ainda não houve o anúncio oficial pela da Administração Municipal.

 

Peculiaridades do Rio Quibebe
A comunidade de Rio Quibebe tem algumas peculiaridades. Vários moradores tem suas casas ao longo da estrada ou na sede de Rio Quibebe e trabalham ou estudam na cidade.

A comunidade também é conhecida pelo turismo rural do Caminhos de Marrecas, com a propriedade Colhe e Pague Santa Inês, de Hélio Osowski, e a Cantina de Vinhos Salmória. Outro detalhe: a comunidade fica bem na divisa dos municípios de Francisco Beltrão e Marmeleiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques