19.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Dos 367 pacientes suspeitos internados no Hospital Regional, somente 23% testaram positivo para Covid

Saldo se refere aos cinco meses de combate ao coronavírus. Ontem, todos os leitos de UTI para Covid estavam ocupados.

O Hospital Regional é referência para pacientes com Covid na área da 8ª Regional de Saúde.

A diretora do Hospital Regional de Francisco Beltrão, Cintia Ramos, participou do Café Acefb ontem, com transmissão pelas páginas do Facebook da Acefb e da Ação TV. Cintia explanou sobre o projeto de ampliação do hospital e o atendimento aos pacientes com coronavírus. Ontem, todos os leitos de UTI da ala Covid estavam ocupados, exceto os de pediatria. Esse número elevado de pessoas internadas devido à doença vem se mantendo nos últimos dias.

[relacionadas]

A diretora do HR comentou que em 150 dias da pandemia do novo coronavírus a unidade recebeu 367 pacientes com suspeita da doença e, desses, 84 tiveram laudo positivo para a doença. “Os demais [casos suspeitos] foram descartados e, infelizmente, nós tivemos 18 óbitos dentro do hospital por Covid-19. É uma taxa de mortalidade que a gente julga bastante expressiva para nossa regional de saúde, mas é preciso lembrar que atendemos pacientes graves e moderados para Covid, suspeito ou confirmado”.

- Publicidade -

Ontem, o hospital estava com quase todos os leitos da ala Covid ocupados: são dez leitos de UTI adulto e dez de enfermaria adulto, além de três enfermarias pediátricas de retaguarda. Só as enfermarias pediátricas que não estavam com a capacidade esgotada. “Nós estamos num platô da curva epidemiológica, mantendo a taxa de ocupação sempre alta, e a preocupação é muito grande na nossa região, não vemos uma perspectiva de diminuir essa taxa de hospitalização em poucos dias, isso até não existir uma vacina. Mas estamos preparados para continuar com a ala de atendimento”.

A diretora do HR adiantou que o pico de atendimentos por Covid vem se estendendo há mais de uma semana e o receio é que possa aumentar ainda mais o número de pessoas que precisem de internamento em leitos de UTI. O HR tem ainda mais dez leitos de UTI adulto, dez leitos de UTI neonatal e cinco leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) neonatal. Mas estes leitos não estão sendo usados para pacientes com Covid-19.

Renovação dos contratos
Nestes cinco meses a Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (Funeas), responsável pela gestão de cinco hospitais públicos, contratou mais profissionais de saúde, em caráter emergencial, para os atendimentos aos pacientes no HRS.

Foram contratados cerca de 50 profissionais de saúde, entre médicos, técnicos, enfermeiros e fisioterapeutas para os pacientes com Covid, porque o contingente de profissionais do Hospital Regional não era suficiente para atender todos os setores.

Cíntia adiantou que os contratos destes trabalhadores serão renovados. “Daqui a pouco já deu, seis, os meses que era da contratação emergencial. Então nós vamos prorrogar esses contratos minimamente até o fim de dezembro para poder continuar com os atendimentos e, se precisar, para o ano que vem”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques