Chefe do Programa Estadual de Imunização fala sobre a importância da vacinação.

O Governo do Paraná antecipou e agora está reforçando as campanhas de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação, que seguem até dia 30 de outubro. A maior parte das doses é dirigida para crianças e adolescentes de 12 meses a menores de 15 anos, mas a vacina contra o sarampo também está disponível para adultos de 20 a 49 anos.
A chefe do Programa Estadual de Imunização, Vera Rita da Maia, conversou ontem com o JdeB, por telefone, e destacou a importância de manter a imunização em dia. “Nós esperamos ansiosamente a vacina da Covid, mas, se as crianças e adolescentes não forem vacinados, teremos outras doenças, como sarampo, febre amarela, doenças para as quais já temos vacina.”
O Estado elaborou um Plano de Vacinação encaminhado a todas as regionais de Saúde com orientações sobre a campanha. Entre as ações, estão a descentralização da aplicação das vacinas para locais onde há grande circulação de pessoas. “Que se faça extra-muros, em escolas fechadas, em igrejas, supermercados, onde houver um local ventilado, lembrando da prevenção à Covid, para que também não cause aglomeração nas unidades de Saúde e se faça o atendimento à população”, disse Vera.
O Paraná tem 1.850 salas de vacinação distribuídas em todos os municípios. A campanha contra a poliomielite tem como público-alvo as crianças a partir de 12 meses a menores de 5 anos — são cerca de 583.962 crianças nesta faixa no Estado. Para que a vacinação seja efetiva, é preciso atingir a cobertura vacinal de 95% desta população. A vacina utilizada na campanha é a oral, com duas gotinhas para cada criança.
“A prevenção de doenças imunopreveníveis é uma grande preocupação do governo Ratinho Jr. e do nosso secretário de Saúde Beto Preto. Nós estamos com a campanha de multivacinação que garante as oito vacinas que a criança deve receber na primeira infância, contra doenças muito graves, como meningite, pneumonia e poliomielite”, ressaltou Vera.
Ela ainda lembrou que o Estado mantém a campanha contra o sarampo, para pessoas de 20 a 49 anos. “Nós tivemos um surto e pretendemos proteger essa faixa etária e gerar uma imunização de rebanho, para que essas pessoas protejam outras, como as gestantes, para quem é contraindicada essa vacina.”
A campanha de multivacinação oferta 14 tipos de vacinas para crianças e adolescentes, entre elas, contra sarampo, meningite, rubéola, caxumba, difteria, tétano, pneumonia e diarreia. “São doenças graves que provocam mortes de crianças e que podem ser evitadas. A saúde das crianças paranaenses não pode esperar e por isso reforçamos a orientação aos pais que levem os filhos aos postos de vacinação”, finalizou Vera. *Com informações da assessoria.