6.7 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Só 12% das crianças foram vacinadas, sábado

Campanha também foca outras vacinas para quem tem até 15 anos.

A pequena Cecília foi animada receber a imunização contra a paralisia infantil, sábado de manhã, na UBS do Vila Nova.

Foto: Leandro Czerniaski/JdeB

A baixa adesão à campanha de vacinação contra a poliomielite e outras doenças está preocupando a Secretaria de Saúde de Francisco Beltrão. No último sábado, Dia D da campanha, sete unidades de saúde ficaram abertas o dia todo para administrar as doses que previnem várias doenças, mas somente 12% das crianças que integram o público-alvo da campanha foram imunizadas.

- Publicidade -

“A procura está abaixo do que esperávamos”, resumiu o secretário Manoel Brezolin. No sábado, 533 crianças entre 1 e 4 anos foram atendidas nas UBSs. Desde que iniciou, no começo do mês, a campanha já imunizou 42% do público-alvo, mas o índice está abaixo do que a Secretaria previa após o Dia D, de 60%. A meta é vacinar 95% das 4,5 mil crianças da cidade com menos de cinco anos. Em Pato Branco, 513 crianças receberam a dose.

A campanha segue até dia 30 de outubro nas unidades de saúde do município. O principal foco é a aplicação da imunização contra a paralisia infantil, doença erradicada do País e que teve seu último caso registrado no Brasil há 31 anos.

[relacionadas]

Atualização de vacinas
Já a campanha de multivacinação envolve a aplicação de outras vacinas, com foco em crianças e adolescentes de até 15 anos. São disponibilizadas as imunizações da BCG, que previne as formas graves de tuberculose; pentavalente, que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Influenza B; rotavírus humano, contra a diarreia; pneumocócica 10, contra pneumonia, meningite e otite; meningocócica C, que previne contra meningites; tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola; vacina contra a varicela; HPV, que previne alguns tipos de câncer em jovens; vacinas da hepatite A e hepatite B; e contra a febre amarela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques